Terça-feira, 26 de SETEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

opinião

Passo do Vigário e Dom Pedro II

por Paulo Lilja | Publicada em 09/08/2017 às 11h19| Atualizada em 10/08/2017 às 16h59

Passo do Vigário

Os primeiros freqüentadores desta região foram os tropeiros que percorriam caminho até o Uruguai. Mas o fato que deu nome a esta região se deu em meados do século XIX, quando, a mando do governo da província, alguns padres jesuítas foram incumbidos de exercer a catequese aos habitantes daquelas paragens. Os vigários, como eram conhecidos, tornaram-se simbologia para nomes de locais, arroios e paragens.

A localidade tem este nome tendo em vista que um dos padres que pregava nesta região morreu afogado ao atravessar o arroio.

Dentre os fatos que marcaram a história desta região estão: Construção, pelos imperiais da 1º ponte, ligando a capital ao litoral. Além disto, o bairro abriga A Escola Técnica Agrícola de Viamão (ETA), Escola Agrícola Canadá, o parque de exposições Bento Gonçalves.

Texto: Eduardo Escobar

 

Dom Pedro II

Depois de já estar alguns dias em Porto Alegre, sempre acompanhado da Imperatriz, Dom Pedro foi convidado pelo Conde de Caxias (futuro Duque de Caxias), então governador da Província, para um espetáculo demonstrativo da batalha que resultou na vitória sobre as forças de Bento Gonçalves no Passo do Vigário, em Viamão.

A encenação se deu no dia 7 de dezembro. A publicação relata que a força montada para a representação compunha-se de duas brigadas, a 1a. comandada pelo Brigadeiro José Fernandes dos Santos Pereira, e a 2a. pelo Cel. Luiz Manoel de Lima e Silva, sob Comando em Chefe de Sua Majestade: “o combate durou mais de três horas e queimaram-se 60 mil cartuxos”, tendo o Imperador mostrado-se muito impressionado com as manobras. 

Pesquisa e texto: Vitor Ortiz

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS