Sabado, 24 de AGOSTO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

ubuntu viamão

(Re) produção do espaço e protagonismo negro na velha capital

por Thiago Cristaldo | Publicada em 09/07/2019 às 15h22| Atualizada em 14/07/2019 às 19h30

por Thiago Cristaldo

Essa semana iniciamos com os últimos preparativos para o 1 Encontro da Juventude Negra de Viamão-RS, ao longo da construção do evento senti muito orgulho de fazer pate do Movimento Negro, UBUNTU, realmente sou porque nós somos! abnegação, dedicação e otimismo, ainda não são as palavras certas para definir o espírito guerreiro e de luta desses camaradas que compõem nosso grupo!

Além disso os colaboradores e parceiros que se mostraram solícitos a construção de um evento que é muito importante para Viamão, já salientamos aqui que da porcentagem da população, os negros e negras são a maioria e  por isso estamos promovendo os eventos  para contrariar as condições de invisibilidade que são impostas pelas estruturas racistas, capitalistas e degradantes que imperam na nossa cidade.

Meus parabéns ao Grupo de Mulheres Negras de Viamão em especial a Maria Luiza e a Jussara que já vem a uma longa data desempenhando a militância negra em Viamão.
Durante a semanas foi oportunizado espaço na rádios  locais para que a divulgação fosse ampliada. É a negritude de Viamão em movimento rompendo as barreiras racistas e reproduzindo o espaço urbano.

Viamão tem diversas potencialidades culturais e a história e cultura do negro está sendo pautada pelo movimento. Estamos também na luta quilombola do município, buscando evidenciar a importância dessas comunidades no legado histórico do Município, Quilombo Peixoto Botinhas, Quilombo da Anastácia e Cantão das Lombas.

Ainda sobre o evento o entusiasmo da Sadine ( nosso estilista) , não pode deixar de ser relatado: " Thiago! são dezesseis beldades negras". Foi como ela me relatou o ensaio para o desfile no Centro da Juventude, na escola Walter Jobim. Muito entusiasmo e dedicação sou testemunha do bom trabalho de todos.

Como nem tudo são flores vou dedicar uma linha para o que não foi positivo para construção do nosso evento. Posso citar o desinteresse do poder público em ler, entender e questionar o projeto do evento, gestores de escola que por convicções políticas boicotaram o evento e ataques nas redes sociais que questionavam que um encontro para a "juventude negra" é uma forma de racismo! Como afirmei não vou me estender com o que não foi prospectivo e todos já sabem que uma das razões de existirmos na cidade é combater essas atitudes.

Portanto estávamos falando de nossas conquistas na construção do evento e terminou em um grande brinde com que pode estar presente, mas em nome de todos que estão juntos conosco na luta✊🏾

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS