Sexta-feira, 20 de SETEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

coluna da ana

Triste lobo marinho

por Ana D ávila | Publicada em 16/08/2019 às 11h42| Atualizada em 19/08/2019 às 11h48

Sábado de sol na orla do mar. Adiante pequeno grupo de pessoas estacionam seus carros. Olham aflitos para a direção do mar. Poderia ser algum acidente marítimo. Um afogado. Um assalto no calçadão. Chegando mais perto, tratava-se de um lobo marinho caminhando com dificuldade por cima de uma duna. Todos sacaram seus celulares. A atração era o lobo marinho. Não importando como ele se sentia.

Constatei que ele estava ferido. Seus olhos lacrimejavam como se estivesse sentindo dores.Mas as pessoas pareciam não se interessar por seu estado clínico. Queriam fotografar. Filmar. Fazer selfies. Um menino se aproximou bem perto dele. O lobo marinho se arrastou pela duna. Acho que não queria publicidade.

O mundo de hoje está tremendamente egocentrico e louco. Por que a importância estava na imagem do celular? E não no resgaste do bichinho por algum órgão ecológico. Pensei na loucura em que todos indistintamente estão mergulhados. Saí pela praia pedindo socorro para o lobo marinho. Contatei pessoas do mar que me garantiram que ligariam para o fato. E que alguém por certo, resgataria o animalzinho.

Desconhecia o enderêço com telefone do grupo de socorro aos seres do mar. Parece que nestes tempos de poluição é comum peixes e lobos marinhos aparecerem feridos ou mortos na praia. Mas o fato sempre choca. Os animais são indefesos frente a esta avalanche destruidora. Por que destruir o mar? Por que querer a morte dos bichos? Lamentei.

No outro dia pela manhã, em caminhada pelo calçadão, vi um vulto preto encima da duna. Era o lobo marinho. Morto e salpicado de areia. Triste. Muito triste. Veio a noite e ninguém fez nada por ele. Fizeram suas fotos e sumiram. A vida está banalizada. Entre os humanos e o que eles estão fazendo com os animais. Vontade chorar!  (Ana D´Avila) 

 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS