Terça-feira, 19 de NOVEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

ubunto

Representatividade Acadêmica e Literária nas escolas de Viamão

por Natacha da Silva Tavares | Publicada em 23/10/2019 às 16h58| Atualizada em 06/11/2019 às 12h06


Neste mês de outubro teve início a divulgação da programação da Feira Literária de Viamão, com o tema "Linguagem e Diversidade" e da Feira do Livro de Porto Alegre, com o tema "Curiosidade é o que nos move". Com a proximidade desses eventos é oportuno retomar e problematizar a ainda ausente ou tímida presença e tematização de autores e autoras negras em nossas escolas. 
Estamos cientes que esse cenário é nacional, não se restringindo à realidade de nosso município. Ainda assim, entendemos que urge debater sobre esse assunto e, mais que isso, avançar em relação ao debate e construir práticas culturais e pedagógicas em nossas escolas que permitam a representatividade e o protagonismo de autores negros, assim como produções que tematizem e protagonizem personagens negros, proporcionando aos jovens e crianças a possibilidade de se identificaram e se inspirarem. 

Muitas de nossas crianças e jovens não almejam um futuro, uma profissão de caráter intelectual, científico ou empresarial. No geral, suas expectativas estão associadas a trabalhos manuais, ou aqueles que não exigem uma formação específica e onde serão subordinados sem chance de crescimento. É importante destacar que não pretendemos enfatizar algum tipo de hierarquia ou julgamento entre os diferentes empregos e profissões. Todavia, compreendemos que na realidade das crianças e jovens das escolas do nosso município suas pretensões profissionais não estão relacionadas à escolha ou ao desejo, mas a uma crença acerca de quais são suas opções, uma vez que não se identificam e não se reconhecem em outros setores ou seguimentos. 

Assim sendo, salientamos a importância da abordagem e tematização de autores e autoras negros, assim como textos e produções que protagonizem o negro nas escolas e que essa não fique restrita à vontade, desejo e mobilização individual de um ou outro professor ou escola engajado com o tema. 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS