Domingo, 08 de DEZEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

ubuntu viamão

Roda de diálogo

por Revda. Dra. Lilian Conceição da Silva | Publicada em 13/11/2019 às 12h28| Atualizada em 20/11/2019 às 14h07

por Revda. Dra. Lilian Conceição da Silva

O Abraço Negro é a Pastoral Afro da Diocese Meridional,  em atenção à decisão do último Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, realizado em junho de 2018, que assumiu a Década de Afrodescendentes (2015-2024) como pauta prioritária na IEAB.

Todas as atividades da Pastoral são educativas e têm como principal pressuposto teórico a Hermenêutica Bíblica Negra, buscando instrumentalizar lideranças para o enfrentamento ao racismo. 

O Abraço Negro tem parcerias com o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), com as Organizações de Mulheres Negras, e tem estreitado o diálogo inter-religioso com outras tradições cristãs e suas pastorais afro, bem como com tradições de matrizes africanas.

O diálogo com quilombos e povos indígenas é também um dos objetivos da Pastoral, que se propõe a fortalecer o conceito de "Igreja Segura" também para esses grupos em grave situação de acúmulo de vulnerabilidades.

A Pastoral teve início no dia 25 de julho deste ano, Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Desde então têm sido ofertadas agendas mensais de formação, sobre Hermenêutica Bíblica Feminista Negra; Fundamentalismos Religiosos e Racismo Religioso; A Presenca Africana na Bíblia; e a próxima agenda será sobre interpretações de textos sagrados a partir de Hermenêuticas e Exunêuticas, como instrumentos de enfrentamento ao racismo. Imperdível!

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS