Sabado, 15 de DEZEMBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

opinião

Pequena crônica para uma grande poetisa

Publicada em 24/08/2018 às 09h35| Atualizada em 25/08/2018 às 13h13

Algo nela surpreendia. Sua aura talvez, correspondesse a cor rosa. Emanava amor. E sonhos. Sonhos voluptuosos de criação. Sonhos de sua terra, o pampa gaúcho. Nascida numa cidadezinha limítrofe da capital gaúcha tinha estilo rural, mas não deixava de ser também, urbana. Assim chegante e chegada ia compondo versos com interminável  amor e ternura. Os temas, em sua maioria, eram sentimentais.

Era sempre a primeira a comparecer aos saraus poéticos. Que aconteciam numa cafeteria da cidade. Sua indumentária de brilhos lhe dava um ar teatral. Depois ela recitava seus versos, sempre ovacionada pelos presentes, apreciadores de poesia.Sei lá onde ela comprava as roupas que vestia. Seu perfume era marcante. Aveludado e penetrante. Tìpico de Paco Rabane.

Seus cabelos repartidos,estilo da atriz alemã Marlene Dietrich lhe imprimia ares de uma verdadeira mulher das letras. ”Brincava com a palavra”, dizia. E encantava. Não sei de onde buscava tanta inspiração para se renovar poeticamente. Todos apreciavam suas poesias, cheias de encantamento. Os saraus eram acompanhados por vinhos e petiscos aos olhos de  escritores, jornalistas, músicos e pessoal das artes. Do teatro, principalmente.

Certo dia, escreveu Mário Quintana em seu “PEQUENO ESCLARECIMENTO”:

“Os poetas não são azuis nem nada, como pensam alguns supersticiosos, nem sujeitos a ataques súbitos de levitação. O de que eles mais gostam é estar em silêncio - um silêncio que subjaz a quaisquer escapes motorísticos. Um silêncio para criar... Este impoluível silêncio em que escrevo e em que tu me lês”.

Ela, a poetisa, criava neste silêncio testemunhado pelo Quintana. Depois passava os textos para o papel. Em pinceladas atrevidas, de quem se emociona com a criação. Fazendo todos sonharem. Fazendo todos felizes.

 

 
Diário de Viamão - O Grupo
Grupo do Facebook · 2.182 membros
Participar do grupo
Grupo apartidário dedicado à divulgação de notícias, opiniões, serviços, brikão e tudo o que você quiser compartilhar sobre Viamão e região.
 

 

Últimas Ana D Ávila

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS