Domingo, 26 de MAIO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

coluna da ana

O segredo da maçã

Publicada em 04/04/2019 às 18h10| Atualizada em 04/04/2019 às 22h42

As gúrias com discreto sotaque italiano, divulgavam a “X FEMAÇÔ. Cestos de vime contendo saborosas maçãs cativavam os passantes. O local movimentadíssimo, Saguão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, transformou-se rapidamente numa festa.As maçãs continham segredos: suavidade e zero de acidez. A “X FEMAÇÔserá realizada em Veranópolis de 12 até o próximo dia 21 de abril.

A história da plantação dessas maçãs começou com o agricultor José Bin. Ele comprou uma maçã vinda da Califórnia, em 1935.Plantou na comunidade de Lajeadinho, em Veranópolis, cinco sementes e conseguiu que um pezinho sobrevivesse, o qual, após enxerto, produziu uma qualidade especial de maçã, que não murchava e não perdia peso depois de muito tempo guardada. Com o passar do tempo, José Bin foi multiplicando a macieira e dela fazendo novos enxertos, distribuindo para seus vizinhos, começando assim a surgir pomares desta variedade, denominada “Maçã José Bin.” ‘

 Em 1960, a comunidade de Lajeadinho teve a iniciativa de realizar a 1ª Festa da Maçã, obtendo muito sucesso, já que o cultivo da maçã ganhava espaço no setor agrícola. Iniciando como festa local, que acontecia no Distrito, o evento cresceu e em 1976, com a presença do então Presidente da República Ernesto Geisel e do Governador do RS Sinval Guazelli, aconteceu a 1ª Festa Nacional da Maçã (Femaçã). Por ser pioneiro no cultivo da maçã no Brasil, hoje Veranópolis é conhecida como Berço Nacional da Maçã e a Femaçã – hoje Feira Nacional da Maçã  tornou-se uma festa tradicional no calendário da região, mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município.

Veranópolis, na serra gaúcha, é uma terra de descobertas, de pioneirismo e de encantamentos. Hoje é conhecida como a Terra da Longevidade. E não é por acaso: pesquisas científicas confirmam que nesta cidade se vive mais e melhor. Gastronomia, cultura, religiosidade e belas paisagens. Terra que preserva sua cultura e suas belas edificações, como a Casa Saretta, que recebe o visitante na sua chegada. O Portal Monumento, na entrada da cidade e que celebra a colonização italiana no estado e pioneirismo da cultura da maçã, mais a Torre Mirante da Serra, a única do país com restaurante giratório.

As divulgadoras da festa entregavam ainda, aos transeuntes em Porto Alegre, um prospecto falando do segredo da longevidade, além da estória dos pomares rurais. Diz o material: “Para ter uma vida mais longa e com qualidade deve-se observar alguns itens. Tais como, ter uma boa rede de convívio (familiares,vizinhos,grupos comunitários,grupos de terceira idade) .Pois a amizade mantém a mente ativa e a alma jovem”.

Ter uma alimentação saudável também é necessário. “Dê preferência para carnes, ovos,frutas,verduras e legumes. Pratique atividade física diariamente. Beba moderadamente vinho tinto ou suco de uva diariamente.E não misture medicação com bebida alcoólica. Tenha fé. Acreditar em coisas boas e emanar sentimentos trazem boas sensações, une pessoas e transforma a vida. Muitas curas na medicina e acontecimentos são explicados apenas com a intervenção da fé. Viva em lugar agradável, evite o stress, busque atividades que te deem prazer, mantenha as amizades. Por fim, respeite e valorize a sabedoria e a tradição dos mais velhos. Conviva com eles, no jantar, nos encontros de família, nas festividades religiosas e nas atividades diárias”.

Últimas Ana D Ávila

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS