Sabado, 15 de DEZEMBRO de 2018

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Facebook

3º Neurônio | comportamento

Oliver Luckett tirando uma selfie na frente de um retrato de si mesmo | Foto AXEL SIGURÐARSON

O inimigo número 1 do Facebook

Publicada em 08/01/2018 às 20h39

Trabalhou na campanha de Obama, criou um site para que as celebridades de Hollywood rentabilizassem sua influência, defende a transparência na Internet e é inimigo declarado da rede social de Mark Zuckerberg. Confira a imperdível reportagem do El País que o Diário recomenda e reproduz

 

- As redes sociais representam o estágio mais avançado da comunicação humana, mas estamos sendo manipulados a um grau considerável e acho que nem eu sou consciente do perigo.

Apesar desta declaração de impotência, o norte-americano Oliver Luckett (Mississippi, 1974) é um guru da tecnologia que conhece profundamente o universo das plataformas sociais. E seus riscos. Especialmente a opacidade com a qual os conteúdos são distribuídos, a partir de algoritmos que ninguém sabe muito bem como funcionam nem quem os controla.

Luckett é um empresário de tecnologia experiente. Com sua agência TheAudience, que terminou vendendo em 2015 para a companhia Al Ahli de Dubai, administrou perfis de grandes corporações como McDonald’s e American Express, e trabalhou na campanha eleitoral de Barack Obama. Em 2016, Luckett publicou The Social Organism (O Organismo Social) pela editora Hachette, ensaio no qual traça uma analogia interessante entre os organismos vivos e o ecossistema virtual. Durante vários anos, foi chefe de inovação e comandou as redes sociais da Disney.

Talvez estivesse predestinado a acabar nessa empresa.

- Aos 16 anos ganhei o segundo lugar no prêmio de ciências realizado no Epcot Center - conta, lembrando um dos parques temáticos da Disney, dedicado ao futuro.

Nessa idade, era um jovem introvertido fascinado pela biologia. No entanto, ele se formaria em francês na Universidade de Vanderbilt. Sua vocação científica viria pela Internet. Um ambiente que dominaria conectando o Vale do Silício e Hollywood, onde poucos tinham sua capacidade de interpretar em uníssono o momento tecnológico e o criativo.

- Depois de me formar em 1996, me mudei para San Francisco, no momento em que a Internet expandia as capacidades das ferramentas audiovisuais. Mas o bom conteúdo não vinha do Vale do Silício, Hollywood ainda manda nesse aspecto - diz Luckett.

Um de seus projetos mais ambiciosos foi a criação do Revver, uma plataforma semelhante ao YouTube na qual os usuários ganhavam para subir material. Não deu certo, mas há dois anos acertou quando vendeu TheAudience, criada junto com o mítico fundador do Napster, Sean Parker. Uma agência que gerencia os perfis de celebridades de Hollywood nas redes permitindo que explorem comercialmente seus próprios canais de difusão e que enchia de conteúdo o termo influencer. Um verbo, influenciar, que ele pratica com fluidez na política e nas altas finanças, onde se move com facilidade.

- Estamos em uma era pós-governamental - explica Luckett na cidade de Reykjavik, Islândia, onde mora.

Ali encontrou a sociedade utópica e hiper-conectada que imagina para o resto do mundo. Está envolvido em projetos de agricultura ecológica, também é colecionador de arte. E continua com seu trabalho de profeta digital:

- Com as redes sociais você pode escolher os governos manipulando eleições. Se não tivermos uma transparência algorítmica, nunca saberemos o que está nos manipulando.

A inteligência artificial é outra de suas obsessões: uma tecnologia que permite a autonomia do aprendizado e a ação dos computadores representando um nível superior na velocidade com a qual grandes quantidades de informação podem ser analisadas. E procurar padrões de comportamento, explorando-os para o bem ou para o mal.

Inevitavelmente, o Facebook e seu algoritmo, uma equação matemática que decide o conteúdo que aparece no nosso perfil de forma autônoma, surge várias vezes na conversa.

- Eles têm uma visão sociopata do mundo - diz Luckett, inimigo número um da rede de Mark Zuckerberg.

- Mentem quando dizem que é uma plataforma aberta e quase democrática. Toda a organização é dirigida por um único homem, por voto e mandato, e também criaram uma dependência de sua rede com um modelo de negócio mais do que duvidoso no qual você tem que pagar para se promover. São muito, muito gananciosos.

As experiências que o Facebook realizou para manipular emocionalmente milhares de usuários e conhecer suas reações sem seu consentimento é um dos eventos mais graves que Lickett associa à empresa:

- Por que não há um Governo pedindo explicações? E se alguém cometesse suicídio? Não se pode ter esse poder sem responsabilidade e sem transparência.

- Imagine que você tem 16 anos e sua identidade e sentido de valor se resumem a quantos likes recebe no Instagram naquele dia - diz Luckett sobre outra rede social propriedade do Facebook, assim como o WhatsApp.

- Posso me vestir da mesma forma que alguns meses atrás, tirar uma foto na frente do mesmo espelho e receber a metade dos likes. Por quê? É por mim? Porque o algoritmo mudou? Porque o Instagram favorece a difusão de vídeos em vez de fotos para competir com o Snapchat?.

Em seu ensaio The Social Organism, escrito junto com o especialista em tecnologia blockchain Michael J. Casey, que conheceu em uns encontros organizados pelo empresário Richard Branson na sua ilha privada nas ilhas Virgens, descreve quais deveriam ser as regras básicas que regem o uso dessas plataformas para estimular um ecossistema saudável. A mais necessária e muitas vezes mais bem-sucedida, de acordo com Luckett, é transmitir ideias positivas.

- Estamos em uma época na qual o comportamento está dirigido de forma emocional. As emoções são as forças que movem o sistema, não os fatos. Trump sabe melhor do que ninguém. É preciso ter empatia, devemos exercitá-la e ensiná-la. Empatia não é doar 5 euros ou dar um like de vez em quando, é saber o que posso aprender de uma experiência e compartilhá-la.

E também é preciso investir muito dinheiro. Há pouco Luckett esteve recolhendo apoio à sua causa no que ele mesmo chama de “congresso dos bilionários invisíveis” (apesar de defender a transparência, prefere não entrar em detalhes).

- Esta será a única maneira de curar o que estamos fazendo. Devemos ser células saudáveis da Rede.

 

 

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