Domingo, 17 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

opinião

Ampliando a Consciência

Publicada em 12/10/2017 às 09h37| Atualizada em 13/10/2017 às 08h40

Falei sobre solitude e solidão e recebi um comentário que gostaria de compartilhar: “Enfrentar a solidão é entender a solitude, pois a nossa busca está em encontrar a melhor forma de conviver com nossas condições de seres limitados e assim vencermos o próprio ego e entendermos que fazemos parte de um todo”.

Ao ler este comentário remeti o meu pensamento diretamente para o universo das abstrações e de imediato entendi que fico demasiado tempo me preocupando com coisas menores e me deixando levar por pensamentos confusos e repetitivos, aqueles que direcionam minhas ações e me fazem perder o rumo da criação e da ampliação de minha consciência.

Reviso diariamente meus atos, tento neles identificar o de mais produtivo e volto a cometer o erro de me enredar em uma confusão de sentimentos ambíguos e menores, onde a mágoa e o ressentimento insistem em buscar espaço, alimentados por minhas culpas e recriminações, assim sendo volto ao ponto de partida e descubro que preciso encontrar novas maneiras de construir os meus próprios sentimentos e banir as ambiguidades dos sentimentos menores que são alimentados por mim mesmo, já que não me desprendo deles.

Antônio Maria (um dos maiores cronistas do Brasil) escreveu certa vez: “Eu que não principio nem acabo, nasci do amor que há entre Deus e o Diabo, por isso não venha me dizer o caminho, apenas não sei por aonde vou, não sei com quem vou, não sei como vou, mas, sei que não vou por aqui”. Mesmo difícil de entender é simples perceber que temos de ter claro o sentimento de que nossa vontade deve presidir as ações e os pensamentos devem fluir com naturalidade, sabendo que não podemos ir pelo espaço da mágoa e da desesperança, mesmo que não saibamos ainda como e por onde devemos ir. É necessário ampliar a consciência e amplificar a capacidade de percepção.

 

 

Últimas Eduardo Dias Lopes

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS