Sexta-feira, 24 de NOVEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

opinião

Assédio

Publicada em 09/11/2017 às 08h| Atualizada em 10/11/2017 às 17h44

O significado da palavra assédio é: insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constante em relação a alguém. Há outro significado que é: operação militar, ou mesmo conjunto de sinais ao redor ou em frente a um local determinado, estabelecendo um cerco com a finalidade de exercer o domínio. Hoje se discute muito sobre assédio sexual, assédio moral, assédio no trabalho, enfim, diversas circunstâncias em que alguém se sente intimidado ou forçado a fazer algo sem ter vontade, causado por ação de uma pessoa com posição hierárquica superior à da vítima, causando-lhe constrangimento.

Este debate é muito intenso nos dias atuais, pois a todo o momento estamos vendo denúncias contra celebridades, acusando-as de terem assediado alguém, moral ou sexualmente, com o objetivo de obterem um favorecimento de seus desejos e vontades.

Tenho por óbvio ser absolutamente contra qualquer tipo de atitude que é tomada para causar constrangimento a qualquer pessoa, mas creio que é importante lembrar que muitas pessoas se insinuam sexualmente também para obter vantagem pessoal e aí reside um dos pontos duvidosos de algumas denúncias que estamos sempre testemunhando, já que não se sabe exatamente como era o relacionamento entre o acusado e o acusador em diversas ocasiões.

Tenho claro que as palavras ou atos que são utilizados para assediar (perseguir) alguém devem ser devidamente punidos e os que assim agem, utilizando-se de seu poder, devem ser processados e punidos, porém, não gosto de ver alguns exageros de culpar antes da apuração dos fatos e de se saber realmente o que aconteceu. Prudência nesta hora.

 

 

 

Últimas Eduardo Dias Lopes

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS