Segunda, 16 de JULHO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

opinião

Modelo Assistencial

Publicada em 08/03/2018 às 14h05| Atualizada em 12/03/2018 às 21h17

Como seria a realidade se tivéssemos um modelo de atendimento à saúde que aplicasse corretamente todos os preceitos do SUS, desde o momento em que este sistema foi idealizado?

Os fatos nos trazem uma verdade de falta de recursos e de problemas de gestão que refletem uma prática por todos contestada e que exige um sacrifício da população que não vê atendida suas necessidades dentro da rede pública e superlota hospitais em suas emergências, na ânsia de receber qualquer tipo de resposta às suas necessidades.

O modelo assistencial que temos não é ruim em sua concepção, muito pelo contrário, é dos melhores, ele apenas não está devidamente aparelhado para fazer frente às demandas diversas que temos dentro de nosso universo de necessidades da população, sendo seu maior problema o acesso da população aos meios assistenciais.

Muito se fala sobre a atenção básica e colocam-se argumentos sobre a necessidade que temos de desenvolver ações eficientes para que as pessoas sejam atendidas em um sistema capilarizado, postos próximos da população, com capacidade de resolver os problemas de saúde menores, de forma eficiente, impedindo que estes se transformem em moléstias graves com custo de tratamento muito mais elevado.

O que estamos vendo são gestores públicos da saúde se sensibilizando cada vez mais com estas situações e desenvolvem ações conjuntas com os médicos, serviços de saúde e principalmente com hospitais para que se tenha um atendimento mais rápido e de qualidade, trazendo maior segurança para a população.

Estamos iniciando novamente uma jornada, grandes mudanças em curso e a principal na saúde é a de consolidar o modelo existente e torná-lo cada vez mais eficiente, para isto é fundamental que todos se mobilizem e que tenhamos acesso a informação para todos e os responsáveis por realizar a assistência recebam os recursos necessários.

 

 

 

Últimas Eduardo Dias Lopes

Paginas: [1] 2 3 Próxima »
Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS