Domingo, 22 de ABRIL de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

opinião

Arte sobre Old Woman with Child and Goose (1884), de Willard Metcalf

A criança e a velha

Publicada em 08/12/2017 às 14h15| Atualizada em 12/12/2017 às 09h58

“A vida é como carregar uma mensagem da criança que você foi um dia para o velho que você vai ser amanhã  e tentar não deixar essa mensagem se perder, se desfazer.”

Não sei quem é o autor dessa frase. Ouvi essa citação no mais belo documentário que já assisti sobre a humanidade da qual tu e eu fazemos parte.  Em três volumes, disponíveis no youtube, Human Extended apresenta depoimentos de pessoas em várias partes do mundo. Beleza, sofrimento, alegria, gratidão estão ali presentes e, essencialmente, a profunda e fantástica dimensão do ser humano.

Fiquei tão impactada por tudo que vi e ouvi nesse documentário que só posso agradecer por fazer parte deste mundo e me esforçar, sempre, para fazer a mensagem de minha criança chegar até a velha que serei. Nesse percurso, lembrarei que as crianças soltam deliciosas gargalhadas ao sentirem o vento tocando o rosto no balanço da pracinha e acham muito divertido viver; e que choram com a mais profunda tristeza porque o cão, o gato ou pato de estimação está doente.

A minha criança contará à velha que a dor no braço é consequência dos tombos que caiu e eles ensinaram a levantar;  que o brinquedo que ela guarda com carinho não é pela marca que tem, mas pela lembrança que traz; que o pacote de bolachas ou a merenda da escola ficam mais gostosos quando divididos com o coleguinha que está com fome; que ela era importante porque fazia sorrirem com suas traquinagens todos que estavam perto dela; que foi princesa e plebeia e que conheceu monstros e os enfrentou.

Ela terá muitas coisas para contar. Dirá que ajudou algumas pessoas e animais, mas que poderia ter tentado mais. Que amou e foi amada; que acreditou e desconfiou; riu e chorou. Mas qual será a maior mensagem de todas? Nesta mensagem será revelado o sentido da vida que vive?

 

 

 

Últimas Marta Busnello

Paginas: [1] 2 Próxima »
Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS