Quinta-feira, 14 de NOVEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

coluna da tainá

Isso não se aprende na faculdade

Publicada em 20/03/2019 às 10h41| Atualizada em 24/03/2019 às 20h39

Eu venho pronunciando essa frase com frequência. Realmente, tem coisas nessa vida que a gente não aprende na faculdade, nem mesmo no colégio.

Quando se é pequeno, nossa imaginação consegue transcender os limites da fantasia: nos imaginamos brincando sem pausa, viajando sem sair da cama e tudo isso misturado com muitos amigos, alegria e amor. Mas basta a gente crescer um pouquinho que percebemos alguns percalços pelo caminho.

Nosso corpo físico cansa.

Para viajar precisamos de dinheiro.

Nem todos as companhias são nossos amigos de verdade.

Pode parecer clichê: mas a gente realmente não aprende a “ser gente de verdade” no colégio ou na faculdade.

Talvez vocês pensem: “mas na faculdade a gente fica mais maduro”. Sim, de fato. Mas tem coisas bem pequenas que a gente só prende no dia a dia.

Já se imaginaram empreendedores, donos do próprio negócio? Ou então, trabalhando sozinho, em casa, sem horário de chegada e de saída? Seria lindo, né? Só nos nossos sonhos de criança. Ser chefe de uma equipe é muito complicado! Você precisa gerenciar a vida (e a família) de várias pessoas! Se o salário atrasa, vira uma bola de neve: são contas atrasadas, falta de comida, lazer, remédios... de toda a empresa. As pessoas optam por empreender aprendem a ser egoísta. Sim, a gente não pensa no próximo quando o assunto é tão delicado assim. Mas não se preocupem, com o tempo as coisas mudam, a gente amadurece e deixa de ser egoísta (depois do segundo tombo).

E quem trabalha sozinho pode ser mais fácil. Ficar em casa o dia todo, sem trânsito, sem congestionamento. Que maravilha! Não. Não mesmo.

Trabalha sozinho é ficar sozinho. Sem trocar uma ideia ou pedir um favorzinho. É você que tem que ser o chefe, o estagiário, o secretário, o responsável pela limpeza, pelo café, por conseguir mais clientes, por cuidar das finanças... enfim, é você pra tudo! Pode sobrar mais dinheiro? Claro que sim. Mas não vai ter ninguém pra cuidar de tudo enquanto você tira umas férias. Na faculdade, a gente aprende a dividir e na vida, a acumular.

O que é preciso fazer? Aceitar que precisamos aprender todos os dias e com os pequenos detalhes. Porque a vida é assim: a gente aprende com os nossos erros.

Últimas Tainá Rios

Paginas: [1] 2 3 Próxima »

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS