Quarta-feira, 20 de JUNHO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

alimentação saudável

Comida Japonesa: opção para quem busca alimentação saudável?

Publicada em 14/04/2018 às 00h07| Atualizada em 16/04/2018 às 10h32

Olá, pessoal! Uma semana passa rápido, não é mesmo? Que bom, assim o nosso encontro chega logo! Hoje vim falar sobre uma comidinha que está na preferência dos brasileiros: comida japonesa. E cá entre nós, dessa eu posso falar com prioridade!

Muitas pessoas têm em mente que pelo simples fato do principal ingrediente ser peixe, tornaria a comida saudável logo de cara. Entretanto, quando se fala em comida japonesa, estamos falando de muito arroz com adição de açúcar (então, o problema não é o arroz, ok?!). Essa culinária não se detém somente a peixes crus, existem opções cozidas também, as quais têm necessidade de avaliação mais individual. Alguns detalhes no geral, passam despercebidos diante dos consumidores, como as versões abrasileiradas, onde o cream cheese faz parte, aumentando o teor de gorduras. Essas modificações estendem-se ao uso demasiado de shoyu, onde há quantidade de sódio exacerbada, responsável pela retenção de líquido em nosso organismo e aquela sensação de inchaço. Fazem parte da sua composição os realçadores de sabor e corantes nocivos à saúde. Nessa lista de alimentos, não podemos esquecer o famoso kani, conhecido como a "salsicha do mar". Estamos falando de um alimento que deveria ser somente carne de carangueijo, água e sal. Porém, a indústria procurando o caminho mais lucrativo, nem sequer coloca a tal carne de caranguejo e sim aromatizante, entre outros conservantes deletérios a saúde.

Então, Isa, estas me dizendo que não devo comer sushi? Pelo contrário! Existem várias opções dentro dessa culinária com benefícios enormes que devemos ressaltar. Os sashimis estão no nível mais elevado. Em geral são ricos em ômega-3 (gordura boa), vitamina A, vitamina D, ferro entre outros minerais que trazem benefício à saúde. A quantidade de gordura varia de peixe para peixe. Os frutos do mar também fazem parte desse grupo do bem! Mas o que acontece se eu tiver preferência pelas peças com arroz, fritas e regadas a shoyu? O segredo está em consumir moderadamente e lembrar que o mundo não acaba amanhã. Coma até saciar a sua  fome!

A comida não é somente a contagem de calorias e nutrientes. Ela faz parte de comemorações e momentos bons. Comer bem durante um dia, não te faz uma pessoa de hábitos saudáveis, assim como sair da dieta nesses períodos aleatórios não irão atrapalhar o seu objetivo. O segredo está em aprender a realizar escolhas dentro das opções que temos e educar o nosso paladar dentro desse contexto!

 

Últimas Isadora Gibeke

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS