Sexta-feira, 19 de ABRIL de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

poder

E o DEM cada vez mais viamonense

Publicada em 06/04/2019 às 19h54| Atualizada em 11/04/2019 às 09h01

Se existisse uma casa de apostas sobre a política viamonense eu apostaria todos os meus talkeis disponíveis que a grande estreia nas eleições de 2020 será do Democratas em Viamão. E digo mais: periga o partido se fundamentar de vez no município já com vereador e prefeito filiados.

A redação veem recebendo com mais frequência informações da legenda, que tinha até data para a primeira convenção partidária no município, mas que foi adiada indefinidamente em cima do laço. O pessoal do partido já havia feito uma visita a Viamão no mês passado e na última semana Dr. Thiago, deputado estadual e um dos maiores nomes da legenda, veio a cidade e posou ao lado de André Pacheco para uma foto que foi divulgada nas redes sociais. No Facebook, o prefeito escreveu:

- É de minha responsabilidade, como prefeito, ouvir e articular encontros com parlamentares gaúchos nas esferas estadual e federal, a fim de termos nossas demandas atendidas e a vida do cidadão, melhorada, no dia-a-dia, que é o mais importante.

Por mais que ninguém confirme nada, é um pouco difícil imaginar que uma possível ida de Pacheco para o DEM não tenha sido tratada, afinal DEM e PSDB estão no mesmo campo ideológico, e seria um caminho natural para o político. Não adianta, visitas de grandes caciques a um prefeito sem partido sempre geram especulações. 

Os vereadores Evandro Rodrigues e Jessé Sangalli já estão cantando "Eu vou ir embora, a mala já está lá fora" desde antes do House Of Cards começar e só estão esperando um OK definitivo da Justiça Eleitoral para zarpar de vez. Eu apostaria que Jessé vai se abrigar no partido Novo, para quem fez campanha em 2018 e, para ser sincero, parece ser a legenda com perfil mais adequado para o político. Jessé já havia anunciado que não concorreria a um segundo mandato nas próximas eleições e que deixaria o posto para um lider comunitário do Jardim Universitário, reduto eleitoral do político. Se mantiver a ideia de não concorrer em 2020, Jessé da Ipiranga até Viamão (nome que usou na urna) pode nem precisar se filiar a partido algum. Isso se não estiver de olho em 2022...

Já Evandro Rodrigues postou fotinho no Storys do Instagram em uma sala com o logo do Democratas no fundo, com uma legenda provocadora: "nova casa?". DEM é uma opção sólida para Evandro, mas eu não descartaria o Progressistas de André Gutierres, afinal o político é bem amigo da família mais poderosa de Viamão. 

De qualquer forma, o Democratas é uma das legendas que mais tem perspectiva de crescimento no município, ainda mais depois de vencer as eleições na Câmara e no Senado Federal e se tornar o partido mais importante e influente no governo Bolsonaro (mais até que o natimorto PSL, que deve voltar a ser pó com a criação do partido dos Bolsonaros nos próximos meses). Se filiar ao DEM é um jeito sensato de mostrar que apoia Bolsonaro, ao mesmo tempo que mantém uma distância segura das trapalhadas de um Governo que cria uma polêmica por dia. 

Democratas virou o partido da extrema-direita conservadora que ainda não é bolsonarista fanática. 

 

ATUALIZAÇÃO (08/04 - 14:16) 

O prefeito André Pacheco e o vereador Evandro Rodrigues participaram no final da manhã e início da tarde de uma reunião com a cúpula do DEM e posaram para fotos ao lado do number one do governo Bolsonaro, o ministro da casa civil, Onix Lorenzoni. A foto, a gente reproduz abaixo. 

 

 

Últimas Coluna do Ferrari

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS