Quinta-feira, 21 de NOVEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

coluna do Ferrari

Prefeitura lança nova identidade visual nas redes

Publicada em 28/08/2019 às 18h59| Atualizada em 30/08/2019 às 09h16

A logomarca da Prefeitura Municipal de Viamão mudou. Saem de cena o batido "V" em mosaico, usado desde a primeira gestão tucana e reestilizada com a chegada de André Pacheco ao palacinho, e entra em jogo... uma nova versão do brasão da cidade.

O brasão da cidade de Viamão foi reestilizado pelo diretor de criação do departamento de comunicação social da Prefeitura, Fillipe Lenz, que contou com exclusividade ao Diário de Viamão sobre a transformação. 

 

COMUNICACIONALMENTE FALANDO....

A nova identidade visual da Prefeitura, como o próprio Fillipe conta no vídeo, segue uma tendência que vem sendo usada com frequência nos orgãos publicos: fazer a logomocarca de governo conversar com os simbolos oficiais da cidade. 

Na região, o primeiro que lembro fazer isso foi o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, que manteve o brasão da cidade como marca de governo. No governo federal, a ex-presidente Dilma reformulou o logo do ex-presidente Lula e colocou as cores da bandeira nacional (com parte dela inclusive) na nova logomarca. Michel Temer quando assumiu, também trouxe elementos da bandeira e foi repetido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro. O Governador Leite usou no seu logo, parte do hino rio-grandense. 

O movimento da prefeitura é, portanto, antes de tudo natural. Nada é mais bonito que a própria bandeira viamonense. Não é mesmo? Além do mais tem uma questão econômica que deve ser observada. A troca de logotipia, governo após governo, precisa deixar de acontecer principalmente no patrimônio da organização. Quando trocar o governo, por exemplo, o novo prefeito não terá justificativa para readesivar os carros da prefeitura, afinal o logo é o brasão do município. Ah se todos pensassem assim...

POLITICAMENTE FALANDO 

É claro que a análise política do reposicionamento de marca que a prefeitura promoveu precisa ser feito. Qualquer paralelepipedo da rua aqui em Viamão sabe que o logo de André Pacheco até então, era uma reestilização, como já disse, da logomarca de Valdir Bonatto. Com a brigaçada dos dois, já era esperado o movimento de tentar descolar a figura de um do outro. 

 

POR FIM

O trabalho foi feito pelo próprio departamento de comunicação social da prefeitura, o que não envolveu gastos extras com agências por exemplo. Nem é porque trabalhei com o diretor do departamento, William Dias, mas é impressionante como a equipe deu uma guinada nos últimos meses, e o trabalho promovido pela equipe um tremendo upgrade. 

 

Últimas Coluna do Ferrari

Paginas: [1] 2 Próxima »

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS