Domingo, 16 de JUNHO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

coluna do prof. Bruno

Viagem à Santos/SP

Publicada em 12/04/2019 às 11h02| Atualizada em 12/04/2019 às 23h22

Sempre que uma viagem é confirmada é natural ser tomado por uma onda de felicidade por desejar chegar logo, conhecer pessoas novas. O sentimento já existe antes do momento.

O dia chegou. Às 6h meu voo já havia saído de Porto Alegre, e chegando no aeroporto de Guarulhos peguei o ônibus com destino à Santos, algo que nunca tinha feito em todas minhas idas a São Paulo. Mas, como de costume, não pude deixar de ficar maravilhado com as paisagens durante a viagem, perceber o quanto somos pequenos e ser grato à Deus por tudo o que faz.


Em Santos conheci pessoalmente a Kelly Barbosa, seu filho Miguel de 9 anos que é autista e é a inspiração para sua mãe que fundou o “Projeto Anjos do Long”, e Leonardo Cabelinho do “Projeto Pé na Base”. Eles me levaram ao estádio da Portuguesa para conhecer a “Skate Terapia” do Lupércio Conde. Esse foi um momento muito legal e de muito aprendizado, porque lá estavam reunidos quatro representantes de projetos de skate: Kelly (Anjos do Long), Lupércio (SkateTerapia), Leonardo Cabelinho (Projeto Pé na Base) e eu, Bruno (Skate na Comunidade) conversando, trocando ideias e experiências de vida, falando das motivações e o amor pelo nosso trabalho, cada um com suas singularidades e diferenças, mas unidos como um só no mesmo propósito: ajudar pessoas.

Para fechar o dia fui com o Cabelinho conhecer a Rua Japão onde a galera anda de skate onde conheci pessoas novas e fiz amigos novos também, do jeito que só o skate proporciona.

Destaco o quanto aprendi com a Kelly e o Miguel, passando o dia com uma criança autista. O cérebro de uma pessoa autista processa as informações e as experiências de uma forma diferente de uma pessoa não autista, eles possuem um cérebro com uma quantidade grande de “sinapses”, que é a ligação entre neurônios. Por isso cada relato dessa mãe foi importante. Aprendi muito sobre como lidar, sobre paciência e amor. É preciso deixar a si mesmo e abrir a mente para aprender tudo do zero, sobre um mundo novo. Não é sobre nós, é sobre eles. A dedicação e esforço em buscar os meios de compreender foram uma aula para mim.

Iniciando o sábado fui conhecer a praia de São Vicente, tomar banho de mar, vivenciando outros momentos com uma criança autista em um ambiente diferente, na praia. Foi a oportunidade de colocar em prática tudo o que Kelly ensinou, de corrigir a forma de interação com a criança. Uma manhã de aproveitar e refletir, mesmo que por pouco tempo por causa da chuva.

Fomos ao Emissário, no Quebra Mar, onde se localiza a Pista de Skate - Alexandre Magno Abrão (Chorão) para o evento que preparamos especialmente para dar aula de skate para autistas, inaugurando o Projeto Anjos do Long e com a presença de seu Lupércio, do Skate Terapia; e Cabelinho, do Projeto Pé na Base. Ao chegarmos para o evento ainda chovia, mas já havia um pessoal lá e antes da aula começar conversamos sobre os projetos até a chegada da equipe da Record TV Litoral.


A gravação da reportagem foi uma experiência muito boa porque todos participaram, contaram um pouco da sua história, e enquanto Kelly falava, foi muito legal de ver o Miguel empolgado com a câmera, bem animado. A emoção contagiou a repórter Paola, que se emocionou com toda história. A reportagem vai ao ar nesse sábado, 13/04, às 13H.

Infelizmente a chuva ficou mais forte e tivemos que encerrar as atividades. Fiquei na casa do Cabelinho, e foi uma alegria poder conhecer a sua família amorosa, sua história, estar num lar onde as pessoas te recebem bem, falando das diferenças das nossas culturas, se adaptando a rotina dessas pessoas, e ver a admiração deles pelo meu trabalho com a idade que tenho. Sou grato à todas as famílias que já me hospedaram nessas viagens. Sempre tive a oportunidade de ficar em lugares com pessoas de bem, um ambiente familiar, aconchegante, e isso ajuda em cada noite dormida longe de casa.

Domingo é o dia que a família se reúne para um almoço, falar da semana, do emprego, falar das coisas da vida, de estar junto. E esse domingo era eu que estava lá com a família do Cabelinho, sentado à mesa, com risadas, recebendo cuidado e carinho da dona Maria. O que aprendi com o Cabelinho sobre profissionalismo, foco, sobre as aulas e a nossa carreira valeu muito para mim.

A caminho da Praia da Biquinha para a “Ação Skate Girls” conheci Sandro Marques, o cabeça da Escola de Skate AVERA, que também tem o sonho de viver do skate. Tiveram muitas meninas presente nessa aula, e isso é demais, ver que o skate tem sido procurado e praticado por todos. É para isso que trabalhamos.

Um dos pontos mais importantes nesse dia foi o momento de compartilhar ideias e falar sobre o fortalecimento do skate com todos os professores. Não tinha como sair de lá sendo a mesma pessoa.

Ver a motivação das pessoas depois de ouvirem minha história e me conhecerem é incrível para mim porque nada eu fiz sozinho, e Deus quem permitiu que todas as coisas se encaminhassem para onde estão hoje.


Antes de voltar para casa, tive a dádiva de conhecer o Guarujá e participar de uma reunião com o Cabelinho e o coordenador de uma quadra poliesportiva em São Vicente para a realização das aulas do Projeto Pé na Base, incentivando o apoio e valorização da prática do skate em qualquer lugar. Melhor ainda quando muitos se unem para isso acontecer. Voltei com o coração carregado e uma bagagem de aprendizados que vou levar para os voluntários do Skate na Comunidade, porque conhecimento é pra ser compartilhado.

Últimas Prof. Bruno

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS