Sexta-feira, 19 de ABRIL de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

DV TECH

Confira dicas para tirar melhor proveito do WhatsApp

Publicada em 15/04/2019 às 08h58| Atualizada em 17/04/2019 às 18h41

Olá, pessoal! Nesta segunda semana de blog, gostaria de falar sobre aquele que talvez seja o aplicativo que você  (e o país inteiro) mais use durante o dia. Ele mesmo, o zap zap. Quer dizer, WhatsApp! 

De acordo com o Facebook, empresa que comprou o aplicativo de mensagens instantâneas em 2014 por cerca de US$16 bilhões, são mais de 60 bilhões de mensagens enviadas todos os dias para os smartphones do mundo inteiro. Um dos principais países que usam o aplicativo é o Brasil. Ele é usado para mandar fotos, videos e, é claro, mensagens de texto. Uma das possíveis explicações para esse fenômeno é que antigamente as operadoras usavam e abusavam dos altos custos de envios de SMSs e MMSs. Quem aí não lembra de quando a gente pagava R$0,31 por CADA mensagem? De lá pra cá, muita coisa mudou e o WhatsApp certamente facilitou a vida de muita gente. 

Porém, o crescente uso do WhatsApp trouxe discussões acaloradas como o compartilhamento das fake news, principalmente durante as ultimas eleições presidenciais no Brasil, em outubro de 2018. De lá pra cá, a empresa vem realizando mudanças para tentar evitar que notícias caluniosas sejam espalhadas com exaustão.  Em janeiro deste ano, por exemplo, foi anunciado que o compartilhamento de mensagens ficaria limitado a apenas cinco contatos, quando anteriormente esse número era de 20 pessoas. Já no início desse mês, quando se aproximavam as eleições nacionais na Índia, um serviço de verificação de mensagens no segundo país mais populoso do mundo. 

 

 

Como muitos programas de smartphones, o WhatsApp esconde alguns truques que nem todo mundo conhece mas que podem facilitar ainda mais o seu uso. Separei aqui algumas dicas para você aproveitar ao máximo o mensageiro instantâneo. Confira: 

 

  • Para escrever uma palavra ou frase em negrito, use o asterisco antes e depois da sentença. Exemplo: *Insira a palavra aqui*.  Para usar o itálico, basta acrescentar o underline (_) antes e depois de cada palavra ou frase. Exemplo: _Insira a palavra aqui_. Para escrever tachado, use o símbolo de til antes e depois. Exemplo: ~Insira a palavra aqui~.  
  • Mantenha uma conversa com si mesmo para anotar rascunhos e tomar notas: sim, o WhatsApp pode ser um bom bloco de notas ou de rascunhos também. Para isso, eu uso uma conversa comigo mesmo. Para fazer isso, salve seu número na agenda do celular, toque no sinal de + (iOS) ou clipe (Android) e compartilhe seu contato com um amigo ou familiar. Ao enviar seu número, você pode selecioná-lo e começar a conversar consigo mesmo :P. Parece papo de doido, mas ajuda muito na hora de testar aquele GIF de meme antes de mandar para a galera!
  • Use senha para bloquear o aplicativo. No iOS, você pode usar nativamente o bloqueio usando o Face ID (iPhone X e superior) ou TouchID (iPhone 5s e superior). Para isso, abra o app, vá em Ajustes, Conta, Privacidade e Bloqueio de Tela. Para Androids, você pode usar o app PSafe DFNDR que permite colocar uma senha para que ela abra a cada vez que você utilizar o mensageiro. 
  • Para ouvir uma mensagem de voz sem que mais ninguém também ouça, basta apertar o botão de reproduzir e levar o telefone ao ouvido. A função funciona para aparelhos Android e iOS. 
  • Para evitar o acúmulo de mensagens na sua galeria e acabar com a memória do celular, evite o download automático de mídia. No iOS, siga Ajustes e Uso de Dados e Armazenamento. Lá, você pode escolher se quer baixar fotos, vídeos, áudios e documentos usando a conexão celular, WiFi, ambas ou nunca. No Android, vá até o botão Menu > Configurações > Uso de dados. 

 

Essas são só alguns dos diversos truques que o app traz. Para saber mais, acesse o site oficial (https://faq.whatsapp.com). 

Até a próxima semana! :D 

Últimas DV TECH por Pedro Nunes

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS