Domingo, 26 de MAIO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

DV TECH

Foto: Steven Zimmermann/CC

As novidades do Google para o Android em 2019

Publicada em 10/05/2019 às 11h04| Atualizada em 15/05/2019 às 14h36

Olá, pessoal. Tudo bem? Na coluna desta semana, quero falar sobre a conferência de desenvolvedores do Google, realizada na última terça (7). Realizada anualmente em Mountain View, na Califórnia (EUA), o Google I/O é conhecido por trazer as novidades que a gigante de buscas pretende trazer aos consumidores e desenvolvedores de aplicativos no ano. 

O principal ponto discutido no keynote se abertura, apresentado pelo CEO Sundar Pichai, foi a décima versão do Android, que por enquanto se chama Q (para quem não sabe, o Google batiza as versões do sistema operacional móvel sempre com nomes de sobremesas, como Oreo, Pie, Kit Kat e Marshmallow. O nome oficial normalmente é revelado em meados de agosto). Será que veremos Android Quindim? 😝 

Voltando ao assunto, a nova versão do sistema traz novidades voltadas para segurança e privacidade dos usuários, como atualizações sem precisar reiniciar o aparelho e recursos que auxiliarão a vida dos usuários como o Live Caption, que permitirá que vídeos sejam legendados com um toque de botão, algo que pode ajudar pessoas com problemas auditivos. O Google Maps ganhará um modo “Incognito”, que não coletará informações como endereços, localização atual ou rotas usadas. O que mais chamou a atenção de quem esteve por lá foi o Assistente, que segundo o Google, ficará até 10 vezes mais rápido que o usual. Tal recurso, porém, deverá ser exclusivo da linha de smartphones da empresa, batizados de Pixel (sem previsão de lançamento no Brasil). 

Na parte visual, a maior novidade fica por conta de gestos bastante parecidos com aqueles que a Apple introduziu no iPhone X, em 2017. Os gestos prometem uma melhor usabilidade e dispensam os já ultrapassados botões físicos frontais dos smartphones mais recebestes, como Galaxy S10. 

 

O Android Q já está disponível em uma série de aparelhos como os da linha Pixel, da Xiaomi e Asus, mas apenas para desenvolvedores. A versão final deve ser liberada até agosto. Porém, o pulo do gato e um dos grandes problemas desse sistema operacional é que como há muita fragmentação de fabricantes, as novas versões dos sistemas costumam levar bastante tempo para chegar aos aparelhos. Alguns modelos acabam inclusive nem recebendo os novos recursos. Nos próximos meses, as fabricantes devem divulgar seus calendários com previsões de liberação da atualização. 

Além do Android, a abertura do Google I/O contou com novidades relacionadas ao Google Lens. O recurso permite pesquisar por livros e álbuns de música, por exemplo, apenas apontando a câmera para tais objetos. A nova versão virá com novidades poderosas, como a possibilidade do Google Assistente somar os gastos e dividi-los entre seus amigos com um simples apontamento da câmera do celular para a conta de um restaurante, por exemplo. 

Por fim, a empresa anunciou versões mais baratas de seus smartphones Pixel, o Pixel 3a e Pixel 3a XL. Os modelos da empresa são famosos por contarem com uma das melhores câmeras do mercado e surpreenderam no ano passado, com um recurso que permite capturar fotos com excelente qualidade mesmo em ambientes extremamente escuros. O Pixel 3a custará a partir de $399 (aproximadamente R$1574), mas não tem prazo para chegada ao Brasil. 

Últimas DV TECH por Pedro Nunes

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS