Segunda, 21 de OUTUBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

ubuntu

14 J

Publicada em 12/06/2019 às 10h46| Atualizada em 14/06/2019 às 16h10

Prof. Thiago Cristaldo

No dia 14 de junho o Movimento Negro , Ubuntu de Viamão, estará nas ruas da cidade somando se aos trabalhadores na luta contra a reforma da previdência. Cientes das diferenças sociais que afetam historicamente a população negra no Brasil e em nosso município, estamos na rua para conscientizar e toda a população inclusive os negros e negras do nosso município.

Estatisticamente em pesquisas dos próprios órgãos do governo como o IBGE e IPEA revelam que a população negra ingressa mais cedo do mercado de trabalho, eu mesmo faço parte dessa , pois iniciei minhas atividades laborais com catorze anos, desempenhei a função de “office boy” em Porto Alegre. Toda aquela rotina acordar cedo, ônibus lotado e escola a noite e cansado, o que isso significa que os negros que já começam a trabalhar mais cedo terão que trabalhar por mais tempo ainda, outra contraposição é que por devido fatos históricos e discriminatórios quase sempre recebem, menores salários e ficam mais tempo na informalidade dificultando a aposentadoria.

A essa necessidade de ter que ser inserido no mercado de trabalho mais cedo, traz um reflexo na educação, pois ocasiona o abandono da escola. Assim acabamos ocupando as vagas de emprego mais precarizadas e os setores menos valorizados socialmente.  É muito importante frisar que a história de cada um de nós tem a ver como reagimos como indivíduos, pois alguém vai afirmar “isso não é desculpa”, mas a maneira que a sociedade se organiza é que dá as condições objetivas para que a situação prática possa ser tratada politicamente e a questão negra no país sempre foi tratada de forma muito equivocada permitindo um racismo velado e estruturado na sociedade, que sempre nega que o próprio sistema que se organiza para matar que não os traz lucro.

Últimas Ubuntu Viamão

Paginas: [1] 2 Próxima »

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS