Quinta-feira, 05 de DEZEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

ubuntu viamão

Ninguém escolhe ser apontado nas ruas✊🌈🙌

Publicada em 02/07/2019 às 14h35| Atualizada em 09/07/2019 às 15h22

Por Vantuir Emerson

28 de JUNHO de 1969. Essa data marca a grande revolta de Stonewall, onde LGBTI+, levantaram-se contra a violência que sofriam diariamente. Sofriam? Não... Ainda sofremos. Ninguém escolhe ser apontado nas ruas... Piadas! Risadinhas! Olhares que condenam! Dedos que apontam! Comentários maldosos que incentivam a agressões tanto nas ruas quanto dentro de muitos lares.... 50 anos se passaram e o que observamos é que o preconceito e a homofobia se disfarçam através de lindos slogans e faixas publicitárias que defendem nossa causa mas, o que realmente fica irraizado em nosso cotidiano é o desprezo e a exposição de forma negativa ao qual nos desenham perante seus olhares.

Em um país que mais mata a população lgbt no mundo, ser Negro e Gay é praticamente um desafio diário de sobrevivência. Já fomos comparados a pragas, castigo divino entre outros atributos... Vivemos em um país onde ter um negro sentado em um bom restaurante ofende. Imagine um negro gay ou trans no mesmo local?! Dizeres como:

Ele é gay...mas é gente boa!

Bah negão não toca ae que vai "sujar"...

Que desperdício!

Bem coisa de preto! ( quando alguém faz algo errado). Esse tipo de frase só aumenta e reacende a velha discussão de que lgbt tem cura... De que tu "pode" ter um "amigo" Negro. Mas só amigo, namorar ou casar com o mesmo já é uma ofensa.

"Prefiro um filho ladrão do que gay". Frase muito famosa. Não porque saiu da boca de um presidente, ou "mulher de grilo duro" frase utilizada por outro presidente. Ambos brasileiros. Nos remete que temos muito a aprender e, que é preciso ter um embasamento mais claro e específico para as comunidades. Ninguém "VIRA" lgbt, nós nascemos, simples assim. Da mesma forma que ninguém NASCE racista, preconceituoso ou machista, isso é uma questão de educação que os pais repassam a seus filhos desde o nascimento. Porquê somos alvo de preconceito se, pagamos os mesmos impostos, respiramos o mesmo oxigenio e morremos da mesma forma que todos os demais seres vivos?

Porquê mesmo com grandes vitórias como o STF decidir que homofobia é crime ( um grande passo na história, porém ainda falta muito para termos uma real proteção), passado tanto tempo ainda vivemos sobre os mesmos pilares do preconceito e do racismo? Porquê pessoas ainda se sentem incomodadas com diferença de cor ou opção sexual? Por que é preciso mudar interiormente, porque é preciso estar aberto as mudanças naturais do mundo. Porque estamos em constante evolução na nossa especie. Basta apenas cada um ser e aceitar o que realmente é!

Últimas Ubuntu Viamão

Paginas: [1] 2 Próxima »

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS