Quinta-feira, 21 de SETEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

galera curtição 2017

Projeto inicia formação de jovens multiplicadores

por Redação e PMV | Publicada em 16/06/2017 às 16h03| Atualizada em 21/06/2017 às 09h47

O Galera Curtição iniciou a formação dos jovens multiplicadores. Nesta quarta-feira (14), alunos das escolas Humberto de Campos, Minuano, São Jorge, Paulo Freire, Walter Jobim, Alberto Santos Dumont, Anita Garibaldi, Alcebíades de Azeredo dos Santos, Liberato Salzano Vieira da Cunha e Isabel de Espanha se reuniram na EMEF Vinte de Setembro para debater a violência. O tema central da dinâmica é o protagonismo juvenil e a comunicação não violenta.

À tarde, a violência foi debatida na EMEF Araçá, entre os alunos das escolas Olympio Coelho de Oliveira, Amador Nunes da Rocha, José Loureiro da Silva, Celina Westphalen Weissheimer, João Barbosa, Presidente Getúlio Vargas, Adônis dos Santos, Pedro Vicente e Jardim Outeiral.

Os alunos expuseram diversas formas de violência, e listaram os sentimentos que a violência pode causar em uma pessoa. A preocupação dos alunos é que a violência é diária e o objetivo é pensar por que as pessoas estão agindo assim. Ao final da formação, os estudantes propuseram ações de combate à comunicação não violenta, bem como o envolvimento de outras pessoas, não só da escola, mas do bairro.

Como ações, os participantes indicaram a produção de palestras nas outras escolas, ministradas pelos próprios alunos, bem como a produção de vídeos debatendo diversos temas. De acordo com o secretário de Educação, Carlos Bennech, “a ideia é envolver os professores da rede, colocando aluno e professor lado a lado, e compartilhando os vídeos para outras pessoas”.

 

Sobre o projeto

 

O projeto caracteriza-se por um jogo entre as escolas municipais e estaduais de ensino fundamental, com a participação do público jovem escolar na faixa etária de 12 a 16 anos. A metodologia utilizada possibilita que os temas preconizados pelo SPE sejam desenvolvidos através de ações lúdicas, culturais, educativas e, sobretudo, interativas, incentivado os estudantes a atuarem como multiplicadores desse conhecimento.

O Galera Curtição busca inovar nas estratégias de abordagem ao púbico jovem fazendo uso da gameficação, onde se utilizam dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

 

Melhores desempenhos receberão prêmios

 

Dentre as atividades previstas, estão: capacitação de professores e jovens multiplicadores, teatro-fórum, programa de auditório, além de seis tarefas temáticas desenvolvidas ao longo do ano. Ao final do jogo, as três escolas com melhor pontuação receberão prêmios. Ao todo, participarão do projeto 60 escolas das redes municipal e estadual de Viamão. No total, 6.000 alunos e 240 professores serão envolvidos.

 

LEIA TAMBÉM

Dia de reflexão e novas ideias no lançamento do projeto

Projeto ensina jovens sobre educação sexual de forma lúdica

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS