Terça-feira, 25 de JULHO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

curiosidade

Quem é a Miss Universo que foi revelada em Viamão?

por Bruna Lopes da Silva Calvi | Publicada em 13/07/2017 às 16h43| Atualizada em 21/07/2017 às 10h30

A fama da gaúcha Ieda Maria Vargas - que foi a primeira brasileira a se tornar Miss Universo, com apenas 18 anos - a maioria das pessoas já conhecem. Mas o que você, viamonense, provavelmente não sabe é que Ieda representava o Clube Cantegril quando foi Miss Porto Alegre e, posteriormente, Miss Rio Grande do Sul. 

E por que você não sabe? Segundo o publicitário e historiador Paulo Lilja (que você já conhece, das histórias do Baú do Lilja) na época em que Ieda foi eleita a mais bela mulher do Estado, no ano de 1963, o Clube Cantegril, apesar de estar sediado na cidade, não se identificava como pertencendo a ela. Por isso, acredita-se que nada tenha ficado registrado na história do município.

--- Existia naquela época uma vergonha, meio "velada", por parte do clube por dizer que pertencia a Viamão. Isso por que a maioria dos sócios e frequentadores eram pessoas da elite da Capital. Eu acredito que esta era uma forma de atrair mais sócios, dizer que era um clube tradicional de Porto Alegre. Tem até a história de que existia uma parte do clube que ficava na Capital, mas isso nunca foi verdade --- conta. 

  

 

Conforme o site do Jornal Cantegril, a ligação de Ieda com o clube começou um ano antes, quando ela venceu, representando a entidade, o tradicional concurso Rainha das Piscinas. Este foi o primeiro concurso oficial que ela participou, no ano de 1962. Além dela, outras duas jovens representaram o clube de Viamão na disputa: Maria Beatriz Ferreira Carvalho e Eros Porteñita. Mas, apenas Ieda chegou até a final. Não se tem registros fotográficos do evento na internet. 

 

As vencedoras de 1972 do concurso Rainha das Piscinas (o único registro em fotos encontrado do concurso - 10 anos depois do título de Ieda): No centro Geila Radünz (vencedora) do Caiçara Piscina TC de Cachoeira do Sul. A esq. Gislaine Aguirre Riau (vice) do Grêmio Náutico União (POA) e a dir. Beatriz Maria Kerber (3a colocada) do Círculo Militar de Porto Alegre.

 

O empresário e conhecedor das histórias da época, Luiz Carlos Guterres Nunes, diz que lembra da festa que aconteceu no clube quando Ieda foi, então, eleita Miss Universo, no ano de 1963, em Miami Beach, nos Estados Unidos. 

--- Eu lembro como se fosse hoje da recepção que teve quando ela voltou ao Brasil, ela veio até o Cantegril para comemorar a vitória. Foi uma bela festa --- diz.

Ieda foi eleita depois de três segundos lugares do Brasil no concurso, na década anterior, com Martha Rocha, Terezinha Morango e Adalgisa Colombo. 

A reportagem não conseguiu encontrar registros e fotos na internet de Ieda no Cantegril. Você conhece essa história? Tem algum material da época? Mande pra gente através do e-mail redacao@diariodeviamao.com.br

 

Leia também

MISS RS 2017 - Quem são as candidatas que ainda disputam a coroa?

Telefones:
Depto Comercial - 51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação - 51 3046-6114 - Ramal: 202
ADM/Financeiro- 51 3046-6114 - Ramal: 200

Expediente:
Rodrigo Becker - Editor-Chefe
Bruna Lopes - Repórter
Maiara Tierling - Administrativo
Rosângela Ilha - Diretora
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS