Terça-feira, 26 de SETEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

qual é a sua?

A origem das famílias viamonenses em livro

por Bruna Lopes da Silva Calvi | Publicada em 07/08/2017 às 11h51| Atualizada em 23/08/2017 às 11h47

O encontro inesperado entre dois primos distantes - um no Rio de Janeiro e o outro aqui em Viamão - acabou na série de livros que agora chega na sua segunda edição: A Genealogia de Famílias Viamonenses, 2º volume - Famílias Abreu e Fraga. O trabalho é uma sequência do que já havia sido apresentado no primeiro livro, uma espécie de árvore genealógica bastante aprofundada, com fotos e alguns relatos, que mapeam a origem da população viamonense e suas famílias. 

Os autores são a historiadora Eliani Guimarães Vieira e o médico Jaime de Abreu Rocha que nos últimos seis anos têm se dedicado a pesquisa das famílias de Viamão. 

--- Quando nos conhecemos, o Jaime já tinha algum material separado sobre o tema e aí decidimos levar isso a fundo. Pesquisamos em cartórios, bibiliotecas, Arquivo Público do RS e também acabamos indo a muitos encontros de famílias que acontecem no município. É legal por que conhecemos muita gente e promovemos encontros de pessoas que nem sabiam que eram parentes também --- diz Eliani.

Neste segundo volume - que tem mais de 400 páginas, além dos Abreu e Fraga, foram pesquisados também os Barcellos, Vaz Ferreira, Andrade, Prates, Flores, Ramos, Ávila, Guterres, Gonçalves, Godoy, Terra, Bueno, Scarpetti, Veiga, entre outros. Mas, quem não encontrar sua família pode ficar tranquilo, o terceiro volume já está garantido.

--- A gente precisou cortar algumas partes para o livro não ficar tão extenso. Este material irá todo para a terceira edição. É importante dizer que estas pesquisas tem a intenção de servir como base para outros historiadores e pesquisadores também, não é um livro de histórias, mas sim documental --- lembra Jaime.

 

 

O evento de lançamento acontece no dia 18 (sexta), às 16h30, no Sindicato Rural de Viamão (rua Luis Rosseti, 331, Centro). A obra deve custar R$ 60 e poderá ser adquirida no local. Como o espaço é limitado, os organizadores estão pedindo que as presenças sejam confirmadas com antecedência. 
Pedimos, por favor, que confirmem a presença, pois o espaço é limitado.

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS