Quarta-feira, 16 de AGOSTO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

talento

Ilustrador de Viamão entre os melhores do mundo

por Bruna Lopes da Silva Calvi | Publicada em 11/08/2017 às 10h15

Entre os dias 26 de agosto e 12 de outubro, acontecerá o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mas, e o que isso tem haver com Viamão? Tudo, já que o município teve um representante selecionado para participar da finalíssima que irá definir os vencedores dos prêmios. E não pense que foi uma tarefa fácil, o júri escolheu 410 trabalhos dentre os 2.985 enviados.

Gilmar de Oliveira Fraga é editor adjunto, ilustrador e caricaturista do jornal Zero Hora, onde iniciou o trabalho de ilustração em 1996. Foi neste ano também que ele deixou Viamão.

--- Apesar de não morar aí há mais de 20 anos, visito meus pais e irmã - que ainda vivem no município - com frequência --- diz.

De lá pra cá, Gilmar ganhou três prémios ARI de jornalismo (uma das premiações mais importantes da área no Rio Grande do Sul) e um da Associação Mundial de Jornais (SND) por materiais pra webjornal.

Na Salão Internacional de Piracicaba, ele foi selecionado em duas categorias: charge e caricatura.

 

Autoretrato

 

Este ano, foram recebidos 2.985 trabalhos feitos por 560 artistas de 57 países. Além de Gilmar, outros artistas do Rio Grande do Sul como Alisson Affonso, Armando Gomes Kaminski, Cristiano Teles Correa, Mauricio Peixoto Zamprogna, Max Eduardo Portella Ziemer, Paulo Volmar Mattos Vilanova, Rafael Corrêa e Ronaldo Cunha Dias, também estão entre os selecionados para a premiação do Salão e suas obras expostas na mostra principal do evento no Armazém 14 do Engenho Central, com entrada gratuita.

O júri de seleção foi composto pelos cartunistas William Hussar, Junião e Orlando Pedroso, pelo professor universitário Ricardo Morellato, pelo caricaturista Baptistão, pela ilustradora Maria Eugênia e pela produtora cultural Ana Helena Curti.

Júri de Premiação – Os trabalhos selecionados serão analisados no dia 19/08, por outro júri, que irá decidir sobre a premiação. Esse júri será formado pelo caricaturista Jean Mulatier (França), pelos cartunistas Arturo Kemchs (México), Raul Fernando Zuleta (Colômbia) e Fernando Gonsales (Brasil), pela pesquisadora em história em quadrinhos e doutora em ciências da comunicação Sônia Luyten, pelo professor titular da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e ex-diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, Tadeu Chiarelli, e pela publicitária e comediante do Festival Risadaria, Arianna Nutt.

Exposição - A exposição contará com 410 trabalhos, feitos por 215 artistas de 32 países. Entre alguns dos temas abordados estão o presidente dos EUA, Donald Trump – em caricaturas e charges–, o muro que ele propôs para separar o país do México, as tecnologias e as redes sociais e a crise dos refugiados.

O público poderá conferir 108 caricaturas, 70 charges, 79 cartuns, 73 tiras, 46 prêmios temáticos Criança e 34 temáticos Saúde.

HISTÓRIA – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior; é, ainda, um dos concursos mais antigos do gênero.

 

Telefones:
Depto Comercial - 51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação - 51 3046-6114 - Ramal: 202
ADM/Financeiro- 51 3046-6114 - Ramal: 200

Expediente:
Rodrigo Becker - Editor-Chefe
Bruna Lopes - Repórter
Maiara Tierling - Administrativo
Rosângela Ilha - Diretora
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS