Domingo, 17 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

meio ambiente

Alunos de Viamão viram Embaixadores do Saneamento

por Assessoria Corsan + Quinta da Estância | Publicada em 06/10/2017 às 10h59| Atualizada em 13/10/2017 às 08h38

Escovar os dentes, tomar banho e usar o banheiro são atividades tão corriqueiras que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia. Porém, com apenas 3% de água doce no mundo e cada vez mais gente na Terra, preservar a água e utilizá-la com moderação é cada vez mais importante. Para sensibilizar mais de 3 mil alunos de escolas públicas de 9 municípios do Rio Grande do Sul, a Fazenda Quinta da Estância e a Corsan promoveram diversas atividades durante a Semana Interamericana da Água, no início de outubro.  

Cerca de 500 alunos de 13 escolas viamonenses participaram do projeto, visitando a Fazenda para aprender sobre a importância da preservação dos mananciais e do consumo consciente do recurso. “O legal deste projeto é que eles puderam vivenciar na prática diversas questões. Tornamos as medidas de consumo visuais e debatemos o que pode ser feito para usarmos de forma mais consciente a água”, explica o diretor da Quinta, Rafael Goelzer. Dados sobre o saneamento básico na região metropolitana também serão trabalhados, sempre de maneira bastante lúdica, segundo o diretor. Ao final da formação os alunos receberam o certificado de Embaixadores do Saneamento Básico com orientações e informações sobre como podem participar ativamente deste processo.

Na última quinta-feira, 5, os resultados do projeto foram apresentados aos prefeitos e secretários de educação dos nove municípios incluídos no Projeto de Parceria Publico Privada (PPP) da Corsan: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.

Em sua manifestação, o diretor-presidente da Corsan ressaltou que os resultados da PPP serão decisivos para a melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana. “Serão investimentos na ordem de R$ 9,2 bilhões em 35 anos para garantir a universalização do esgoto na região em 11 anos. Isso vai gerar emprego, melhorias ambientais e saúde pública, e até mesmo a valorização dos imóveis que têm serviços de esgotamento”, disse o presidente da Corsan. Presser também destacou a sua satisfação em verificar que é a parceria público-privada que está em processo mais adiantado em nosso País, e que, pela procura dos investidores em obter informações junto ao site do programa, a iniciativa já é uma realidade.

Para o prefeito de Viamão, André Pacheco, que falou em nome das demais autoridades municipais, a Corsan está vivendo um novo momento, fazendo investimentos necessários no abastecimento de água e no saneamento básico. Ele elogiou o trabalho de consciência ambiental junto aos estudantes e destacou a PPP como forma de chegar aos resultados esperados. “Queremos sempre trabalhar juntos”, concluiu o prefeito. Na ocasião, os prefeitos de Viamão, Canoas, Cachoeirinha e Sapucaia do Sul, entregaram ao presidente da Corsan, manifestação de agradecimento pela realização do projeto.

Presentes o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier; de Esteio, Leonardo Pascoal; de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves; vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Arlenio da Silva, secretários municipais,  o diretor de Saneamento de Obras, Saneamento e Habitação, Jean Bordin e o diretor financeiro e de relação com os investidores, Jorge Melo.

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS