Sexta-feira, 24 de NOVEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação

Ministério Público do Trabalho premia Escola Dom Diogo

por Assessoria PMV | Publicada em 25/10/2017 às 11h06| Atualizada em 30/10/2017 às 17h22

A EMEF Dom Diogo de Souza, localizada no Valença, recebeu na última segunda-feira, 23, o Prêmio MPT na Escola. O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) promoveu um concurso para premiar estudantes e escolas que abordaram com a temática de prevenção ao trabalho infantil. O Prêmio teve por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e conscientização, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção e combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Foram seis categorias de trabalho – conto, curta-metragem, esquete teatral, música, desenho e poesia – com a divulgação em 20 municípios. Cada categoria foi premiada do 1º ao 5º lugar. O 1º lugar recebeu um notebook e os 2º e 3º colocados receberam tablets. A aluna Laura Theisen, 12 anos, 7º ano, da EMEF Dom Diogo de Souza, de Viamão, foi premiada na categoria Conto, ficando na terceira colocação, juntamente com os outros três municípios: Arroio do Tigre, Sapucaia do Sul e Xangri-Lá.

O conto de Laura – A Pequena Cidade – narrava uma história de um prefeito que, visitando o seu município, descobriu uma região onde as crianças não iam para a escola e trabalhavam, tornando-se adultos sem oportunidades. Vendo isso, o prefeito mudou a situação, trazendo as crianças para a escola e oportunizando EJA aos pais para que estudassem e tivessem mais perspectiva nas suas vidas profissionais.

Toda a turma do 7º ano acompanhou a cerimônia de premiação, que foi realizada no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. A professora de português, Jaqueline Rodrigues, orientadora do conto, fala que a temática foi abordada de diferentes formas, com dados técnicos do trabalho infantil no Estado. “Foi muito emocionante e gratificante ver o trabalho de um aluno ser reconhecido.”

Laura, não se aguentava em tanta felicidade. “Nossa, meu conto concorreu com muitas outras cidades e foi escolhido. Estou muito feliz, nem esperava por isso!” Mas, a realização de Laura aconteceu quando foi chamada à frente do auditório para receber uma medalha, um certificado de participação e um tablet. A EMEF Dom Diogo de Souza recebeu um troféu.

Márcia Roldão, diretora da escola, destaca que muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo na Dom Diogo. “São muitos trabalhos e muitos projetos que estamos evidenciando. Alguns deles, estão sendo premiados. Queremos fazer a diferença na vida das crianças e na comunidade e isso estamos conseguindo através do nosso trabalho e do compartilhamento de informações. Com isso, não só os nossos alunos estão sendo premiados, mas toda comunidade”, explica Márcia.

Também acompanharam a cerimônia de premiação o secretário de Educação, Carlos Bennech, o diretor-Geral de Educação, Marco Aurélio Rocha, o diretor Pedagógico, Valnei Veloso, e os assessores pedagógicos Alexsandro Rodrigues e Eleodete da Rocha.

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS