Sexta-feira, 24 de NOVEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação

Enem: preparo sem desespero

por Vinicius Ferrari | Publicada em 03/11/2017 às 17h45| Atualizada em 05/11/2017 às 18h48

No próximo domingo, 5, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em todo o Brasil nos alunos da rede pública e privada que concluem a última série do ensino médio neste ano. A prova, que completa 20 anos em 2018, é a porta de entrada para quem quer uma vaga nas universidades públicas sem fazer vestibular (inclusive as UFRGS) ou conseguir uma bolsa de estudos na rede privada de ensino, incluindo gigantes como PUCRS, Unisinos e UniRitter.

Mas e na véspera da prova é melhor usar o tempo livre para revisar conteúdos ou descansar a cabeça? Com a palavra, Ivan Júnior, sócio proprietário do curso preparatório Acima da Média.

- Nesta reta final, o candidato deve aproveitar para descansar e, no máximo, revisar os conteúdos que já domina. Não é aconselhável tentar aprender nada de última hora. Nos dias das provas, o candidato deve alimentar-se bem, com comidas leves e saudáveis.

Diferente dos outros anos de prova, a edição 2017 do ENEM vai acontecer em dois domingos, e não mais em um final de semana. A mudança foi aprovada em uma consulta popular, no site do Ministério da Educação e a ideia é diminuir o nervosismo e aumentar a concentração dos participantes. Em 2017, quase sete milhões de pessoas se inscreveram para o teste.  Ivan explica que a pausa de uma semana dará tempo para o candidato descansar e aliviar a tensão e dá dicas para os dois dias da prova.

 - A dica preciosa desse primeiro dia é: antes de tudo, ler a proposta de redação, os textos motivacionais, fazer um levantamento de ideias e tentar fazer um esboço do que o candidato quer tratar na redação. Se não tiver ideias, faça as questões objetivas e volte a focar na redação depois. O candidato deve ficar atento para reservar ao menos 1h para redigir a redação e para que tenha tempo de passá-la a limpo com cuidado – diz o empresário.

Já para o segundo dia as dicas são praticamente as mesmas das provas objetivas em geral.

 - O candidato deve resolver primeiro as questões dos assuntos que ele já domina. Assim terá mais confiança e um melhor gerenciamento do tempo. Outra dica muito importante e que vale para todos os concursos é: questão feita é passado! Não se deve ficar indo e voltando nas questões – conclui Ivan.

O curso pré-vestibular Acima da Média está disponibilizando aulas de revisão abertos ao público durante as semanas que antecedem as provas. Visite-os na rua Marechal Deodoro, 175, sala 102, no Centro de Viamão.

 

COMO VAI SER

Os candidatos devem verificar o local das provas antes de sair de casa, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/. No domingo os portões abrem ao meio dia e fecham as 13h, então cuidado para não se atrasar. Levando em consideração os horários de ônibus do domingo é recomendado que os candidatos combinem caronas entre si. Não vai perder a prova hein? Se chegar depois do portão ser fechado, não há argumento que possa liberar o candidato.  Os participantes devem levar um documento original com foto, caneta esferográfica na cor preta (do tipo BIC, com o corpo transparente). É permitido uma garrafa de água mineral, mas nada de rótulos!

Neste domingo, 5, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação. No dia 12, próximo final de semana, é a vez de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

 

DEPOIS DA PROVA, O QUE FAZER?

 

Além de rezar? Esperar o gabarito sair.

Este ano, segundo o calendário oficial do INEP (órgão responsável pela prova) ele deve ser divulgado no dia 15 de novembro, primeira quarta-feira depois do segundo domingo de provas. É claro que antes disso a internet estará repleta de gabaritos extra-oficiais. O resultado mesmo deve vir apenas na segunda metade do mês de janeiro do próximo ano.

 

BÔNUS

O Diário de Viamão deseja boa sorte aos candidatos e como um formando que cursou jornalismo graças ao Enem, aqui fica uma dica importantíssima: ano que vem o Enem ta de volta. Então muita calma, paciência, foco e persistência. Toda esta aflição terá fim e valerá a pena quando vocês estiverem com o canudo nas mãos.

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS