Sabado, 16 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

talentos daqui

Filme de Escola Indígena concorre a prêmios nacionais

por Vinicius Ferrari | com vídeos de Guilherme Klamt | Publicada em 21/11/2017 às 17h02| Atualizada em 28/11/2017 às 16h20

Um grupo de viamonenses recebeu menção honrosa pelo curta “O Perigo Na Mata”, no prêmio 1º filme do Santander Cultural e foi vencedor da etapa regional, Curitiba, do 12º prêmio Itaú-Unicef, concedido para os melhores projetos em educação do país. Em dezembro o grupo concorre na etapa nacional da premiação.  O mais bacana desta história é que os cineastas premiados são alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã e moradores da  Aldeia Tekoá Pindó Mirim, que fica localizada em Itapuã.

De diferente de uma escola tradicional apenas as aulas que são ministradas em guarani, língua oficial da aldeia, e em português por professores indígenas e não índios e o fato dos alunos ficarem juntos nas salas de aula e não separados por turma como em uma escola tradicional.

O curta foi produzido como parte do projeto “Yvyra Yky – Educação Sócio-Cultural-Ambiental Guarani Terra Vida” em parceria com o Instituto Sementes ao Vento. No vídeo abaixo, a diretora da escola explica como surgiu a ideia de fazer um filme sobre os costumes indígenas e o roteirista fala sobre a experiência de ter seu primeiro trabalho premiado.

 

 

Para o cacique da aldeia, Arlindo Verá Moreira, projetos como este cumprem o papel social da tribo, que é o de promover a cultura indígena e lutar, com paz, pelos direitos de seu povo.

 

 

Equipe da escola posa para foto com a comunidade (Foto: Guilherme Klamt)

 

Para assistir ao filme basta clicar aqui.

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS