Sabado, 16 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

literatura

Os shows e programação da Feira Literária de Viamão

por Assessoria PMV | Publicada em 22/11/2017 às 14h23| Atualizada em 25/11/2017 às 22h31

A diversidade do povo traz diferentes estéticas, conceitos e linguagens. O multiculturalismo pode ser retratado, estudado e contemplado através de vastas oportunidades sensoriais que está de forma intrínseca em seu povo. A cultura é ampla e transversal. Nela, habita milhões de possibilidades poéticas, sonoras e com infinito sentimento de buscar paisagens e horizontes por esta imensidão e nela viver em profunda contemplação e harmonia com a natureza e com as diferentes referências culturais.

Esta edição da Feira Literária homenageia o médico, escritor e colunista Moacyr Scliar, pela passagem dos seus 80 anos. Scliar publicou mais de 70 livros, entre romances, contos, ensaios e crônicas, que foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, em 2003. Seu falecimento aconteceu em 2011, aos 73 anos.

A patronesse é a professora da língua portuguesa, educadora e empresária, Sônia Göelzer, que desde 1992 realiza um trabalho pedagógico na fazenda de sua família – a Quinta da Estância. A ideia da vivência rural pedagógica surgiu quando Sônia lecionava português no Instituto de Educação, em Porto Alegre. Acostumada a desenvolver suas aulas ao ar livre, no Parque da Redenção, a professora observou que os momentos extraclasses marcavam a vida dos alunos e percebeu ali uma oportunidade de negócio. Mesmo depois de aposentada, há 20 anos, continua desenvolvendo o trabalho pedagógico na Quinta da Estância Grande.

Feira Literária acontecerá de 22 a 25 de novembro junto à Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Serão quatro dias de programação intensa, da manhã à noite. A abertura oficial será realizada no dia 22 de novembro, às 21 horas, seguida do show com o cantor e compositor Renato Teixeira.

 

Programação dia 22 de novembro:

12 horas – música com Leonardo Quadros

 

Leonardo Quadros

Porto-alegrense nascido em 1991, é músico, cantor, compositor e acima de tudo gaúcho, por divulgar, amar, conhecer e defender a cultura rio-grandense. Desde o ano de 2009 vem ganhando destaque no cenário da música nativista. Lançou o seu primeiro CD, intitulado “Do meu jeito”, em março de 2009 com dez faixas da sua autoria, uma obra na qual o autor retrata a vida do campo e os costumes do Rio Grande do Sul com simplicidade e autenticidade. Este trabalho teve grande aceitação do público ouvinte.
Em 2013, apresentou seu novo trabalho, intitulado “De Alma e Poesia”, um registro musical que chegou para abrilhantar ainda mais a carreira deste artista gaúcho. Além de seus dois álbuns musicais, chega ganhando destaque nos palcos dos principais festivais de música do Rio Grande do Sul e do Brasil, sendo premiado em várias edições como intérprete, arranjador e letrista.

13h30 – Bate-papo com a escritora Monika Papescu

 

Monika Papescu

Monika nasceu em São Paulo e mora no Rio Grande do Sul. É formada pela Faculdade de Comunicação Visual da FAAP/SP. Criou e coordenou o projeto “Semear em Glorinha” (2008) e o projeto “Arquipélago – de Atlântis a Açores” que resultou num livro e segundo lugar no prêmio brasileiro de artes das APAES na categoria literatura 2010. Recebeu o Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica de melhor animação, e o Prêmio de Melhor Figurino de teatro amador – SP. É autora e ilustradora de vários livros publicados por editoras do Sudeste e Sul do Brasil. Seus livros estão em todo o território nacional e em países de além fronteira. Ilustra também para eventos culturais como festivais de contação de história, bibliotecas, peças de teatro e animação.

Participa dos projetos de leitura “adote um autor”, “lendo pra valer”, “autor presente”,  Sieduquinha em Cachoeira do Sul, “Tecendo Histórias”, “Tessituras”, “festival de contação de histórias “Ao Pé do Ouvido”, “Histórias de Pescador”, “Livro Livre” de SC, “Seminário de educação de Novo Hamburgo”,projeto de leitura do SESC 2014, SESC Mais Leitura 2015 entre tantos outros eventos, feiras de livros, encontros literários e eventos ligados a ilustração. Ilustrou para projetos como “Biblioteca Itinerante Griô”, Festival de contação de histórias “Ao pé do ouvido”, “O jogo do gato poeta”, encontro de contadores de histórias do Brasil e Argentina “Uniendo Palabras”, “calendário para o Hospital Casa do Jardim” e, atualmente, está ilustrando para uma animação junto à Produtora Bactéria Filmes e Bando de Brincantes.

14 horas – Contação da história “O Mistério da Casa Verde”, baseado na obra de Moacyr Scliar

 

O mistério da Casa Verde


É inspirado no conto O Alienista, de Machado de Assis. A Casa Verde é um casarão trancado e abandonado, que antigamente serviu como asilo para pessoas com doenças mentais. Esse casarão inspirou Machado de Assis a escrever o conto O Alienista. Mas vamos para a história de Moacyr Scliar...
Arturzinho e sua turma estavam à procura de um lugar para chegar de clube. Eis que o garoto teve a brilhante ideia de abrir um buraco na parede da Casa Verde e transformar pelo menos uma sala daquele lugar, no tão sonhado clube. No entanto, quando Arturzinho e os amigos adentram o ambiente, eles encontram algo que jamais imaginariam: uma pessoa. Ela está vivendo lá dentro! E o lugar está tão limpo! É realmente muito estranho. A princípio, os garotos saem correndo, apavorados. Depois, decidem investigar e descobrir o que, de fato, está acontecendo. Quem é aquele homem? Como ele está vivendo dentro de um lugar abandonado e completamente trancado, com exceção do buraco que abriram? Como aquele ambiente está tão limpo, mesmo depois de tanto tempo fechado?

15 horas – Show musical infantil “The Besouros” (com Jottagá Gomes e Veco Marques)

 

The Besouros

 

The Besouros faz um mergulho na magia e na música da maior banda de rock de todos os tempos: The Beatles. Algumas músicas com suas versões em Português, linkadas ao show “História Cantada”, serão apresentadas de forma a contextualizar, o hoje dentro de todo o desenvolvimento do espetáculo, facilitando a integração entre o ontem, o hoje e o amanhã, na história musical dos Beatles.

16 horas – Contação da história “O Mistério da Casa Verde”, baseado na obra de Moacyr Scliar

16 horas – Sessão de autógrafos com a escritora Monika Papescu

16 horas – Aula aberta de dança com o Conjunto Folclórico Arte Nativa

 

Conjunto Folclórico Arte Nativa

 

Em seus quase quatro anos de atividade, já representou Viamão na Europa, América do Sul e Estados Unidos. O grupo tem como objetivo difundir a cultura brasileira, seja na dança, poesia, música, fotografia e todas as possibilidades que a arte proporciona. O grupo conta com coreografias dos melhores coreógrafos do Estado, inclusive premiados em diversos concursos de nível estadual e internacional. O Arte Nativa fará workshops de danças de salão, os mesmos apresentados em Las Vegas, quando o grupo viajou em setembro. Também haverá a exposição fotográfica “De Viamão para o Mundo”, na qual qpresentará as melhores fotos do grupo nas viagens e apresentações pelo Brasil.

17h30 – Música com Igor Deoz

18h30 – Sessão de autógrafos com escritores locais (Espaço do Autor)

19h30 – Contação da história “O Mistério da Casa Verde”, baseado na obra de Moacyr Scliar

20h15 – Espetáculo “A Bolha Luminosa” (Teatro Lumbra)

 

A Bolha Luminosa

Na performance, luzes e sombras serão projetadas em um balão inflável de 4,5 metros de diâmetro. A dramaturgia não possui texto e trabalha com imagens simbólicas relacionadas com o futebol e a cultura brasileira. A partir das imagens em movimento, cores, formas e estímulos sonoros, os espectadores são convidados a “entrar no jogo” e projetar suas próprias imagens, utilizando seus corpos e figuras previamente recortadas para essa finalidade. Todas as atividades realizadas com a Bolha Luminosa têm forte impacto audiovisual e podem ser vistas à distância, promovendo um surpreendente contraste na paisagem urbana com curiosas composições visuais.

21 horas – Abertura Oficial, com a patronesse Sônia Göelzer

21h20 – Show com o cantor e compositor Renato Teixeira

 

Renato Teixeira

Renato Teixeira de Oliveira (Santos, 20 de maio de 1945) é um compositor e cantor brasileiro. É autor de conhecidas canções, como Romaria (grande sucesso na gravação de Elis Regina), Tocando em frente (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), Dadá Maria (em dueto com Gal Costa) e Frete (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de Amanheceu, entre outros. 
Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, onde além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional. Recentemente, Renato Teixeira compôs a música Rapaz caipira, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja.

 

Dia 23/11 (quinta-feira):

 

8h30min: Bate-papo com a escritora Jane Tutikian

9 horas: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

9h30min: Espetáculo teatral “A Arca de Noé” (direção de Zé Adão Barbosa)

10h15min: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

10h30min: Sessão de autógrafos com a escritora Jane Tutikian

12 horas: Música ao vivo com André Felipe

13h30min: Bate-papo com o escritor André Neves

14 horas: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

15 horas: Espetáculo teatral “A Arca de Noé” (direção Zé Adão Barbosa)

15h45min: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

16 horas: Sessão de autógrafos com o escritor André Neves

16 horas: Aula aberta de dança com o Conjunto Folclórico Arte Nativa

17h30min: Música ao vivo com Bores Vibe

18 horas: Sessão de autógrafos com escritores locais (Espaço do Autor)

19h30min: Espetáculo teatral de rua “Os Trovadores do Natal”

20h10min: Sarau “Descascando Manoel de Barros” (com Simone Castiel e Cláudio Levitan) no Espaço Moacyr Scliar

21 horas: Espetáculo teatral “Ícaro”, com Luciano Mallmann

 

Dia 24/11 (sexta-feira):

 

8h30min: Bate-papo com o escritor Rodrigo Munari

9 horas: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

9h30min: Espetáculo teatral “As aventuras e desventuras de Pinóquio” (Cia de Atores Independentes)

10h15min: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

10h30min: Sessão de autógrafos com o escritor Rodrigo Munari

10h45min: Performance “Cortejo Circense”, com o grupo Circo Girassol

12 horas: Música ao vivo com Vitória Rocha

13 horas: Performance “Cortejo Circense”, com o grupo Circo Girassol

13h30min: Bate-papo com os escritores Fábio Monteiro e André Neves

14 horas: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

15 horas: Espetáculo teatral “As aventuras e desventuras de Pinóquio” (Cia de Atores Independentes)

15h45min: Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (Espaço Moacyr Scliar)

16 horas: Sessão de autógrafos com os escritores Fábio Monteiro e André Neves

16 horas: Aula aberta de dança com o Conjunto Folclórico Arte Nativa

17h30min: Música ao vivo com Maico Lucca

18 horas: Sessão de autógrafos com escritores locais (Espaço do Autor)

20 horas: Bate-papo com o escritor Eduardo Bueno

21 horas: Espetáculo “O Guri de Uruguaiana”

 

Dia 25/11 (sábado):

 

Das 8h30min às 16h30min: Apresentações teatrais no Circo Minimal (Cia Gente Falante)

8h30min: Contação da história “O Mistério da Casa Verde” (Espaço Moacyr Scliar)

9 horas: Bate-papo com o escritor Maurício Negro, seguido do show “Brasil Quilombo”, de Glau Barros e grupo

10h30min: Sessão de autógrafos do livro de Maurício Negro

10h45min: Espetáculo Gigantes de Ar (Grupo Pia Fraus)

12 horas: Música com a cantora Danny Calixto e grupo

14 horas: Contação da história “O Mistério da Casa Verde” (Espaço Moacyr Scliar)

14h30min: Espetáculo “Gigantes de Ar” (Grupo Pia Fraus)

15 horas: Show com Ana Vitória

16h15min: Espetáculo “Gigantes de Ar” (Grupo Pia Fraus)

17h30min: Espetáculo “Vendedor de Palavras” (Teatro Mototóti)

18 horas: Sessão de autógrafos com escritores locais (Espaço do Autor)

19h30min: Música com Jota Pê

21 horas: Show da cantora Shana Müller

 

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS