Sabado, 16 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

dia do doador de sangue

Estoques quase zerados no banco de sangue de Viamão

por Vinicius Ferrari | Publicada em 24/11/2017 às 16h23| Atualizada em 29/11/2017 às 13h32

No dia 25 de novembro é celebrado no Brasil inteiro o Dia Nacional do Doador de Sangue, mas o hospital de Viamão não tem muito o que comemorar. Os estoques do banco de sangue viamonense estão bem abaixo do recomendado, segundo a equipe do hospital. Com a chegada do verão a situação se agrava pois os doadores entram em férias e os acidentes aumentam nas estradas.

- Nós temos uma demanda muito grande aqui no hospital por sermos um centro de trauma, ou seja, todos os pacientes envolvidos em acidentes de carro na região, por exemplo, são atendidos pelo Hospital de Viamão – conta a enfermeira do banco de sangue, Liciane dos Santos.

No começo da semana quando o Diário de Viamão esteve no hospital a geladeira que armazena as bolsas de sangue e as cadeiras de coleta estavam vazias (como na foto abaixo).  Hoje são realizadas cerca de 90 doações por mês, o que dá uma média de 3 a 4 doações por dia, um número muito baixo da capacidade do banco de sangue e da demanda do hospital. Quando os estoques atingem um nível crítico é preciso pedir bolsas de sangue para o Hemocentro.

-  O que a gente gostaria, na verdade, é que os viamonenses viessem doar aqui no hospital ao invés de ir até Porto Alegre. Pela falta de procura o doador aqui do nosso banco de sangue não precisa esperar muito para realizar a doação, é tudo muito rápido – garante a assistente social do banco de sangue, Ângela Rebelo.   

 

Salas vazias no Hospital.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue e a meta da entidade é atingir 3%.

 

COMO DOAR

Para doar basta procurar o Banco de Sangue do Hospital de Viamão, das 8 às 17h de segunda a sexta, na Rua Isabel Bastos, número 138 – Centro de Viamão.

Requisitos:  Ter entre 16 e 68 anos; mais de 50 quilos; não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV; estar bem alimentado e descansado; se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue; as grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue; após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.

 

 

Equipe do Banco de Sangue posa em frente a faixa alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue

 

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS