Sabado, 16 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação

Professores e alunos do Galera Curtição avaliam ações de 2017

por Assessoria PMV | Publicada em 06/12/2017 às 11h10| Atualizada em 07/12/2017 às 16h11

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Educação e Saúde, realizou na manhã de terça-feira um debate, separado em dois grupos, um com professores e outro com alunos, participantes do Galera Curtição. Projeto este que tem como objetivo discutir questões relacionadas à violência, uso abusivo de álcool e outras drogas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. O encontro aconteceu simultaneamente porém, em locais diferentes, como a intenção de discutir a trajetória do projeto neste ano.

Segundo os alunos, através do projeto Galera Curtição, eles puderam se desinibir e adquirir mais conhecimento, além de levantar reflexões que fizeram com que criassem mais empatia ao próximo. A Psicóloga, Karin Ribeiro, declarou no encontro que durante o projeto foi possível conhecer melhor os alunos, e constatar que cada jovem possui uma realidade e uma necessidade distinta. A psicóloga também comentou que os alunos tiveram a oportunidade de falar tudo o que queriam, e perceber que o futuro depende das suas próprias atitudes e escolhas.

Os professores do Galera Curtição projetaram, para o próximo ano do projeto, mais oficinas interativas, para tratar de assuntos como bullying, gravidez e mutilações. Assuntos sérios e atuais entre os adolescentes, que merecem atenção redobrada. A ideia de ter o acompanhamento de um psiquiatra para tratar as emoções dos jovens, falar sobre o uso de drogas, trabalhar a autoestima de forma mais explícita, também foram citados durante o debate. Dessa forma, o grupo que organiza o Projeto Galera Curtição realizou o fechamento e projetou os novos planos para o ano de 2018.

O Galera Curtição é um projeto que caracteriza-se por um jogo entre as escolas municipais e estaduais de ensino fundamental, com a participação do público jovem escolar na faixa etária de 12 a 16 anos. A metodologia utilizada possibilita que os temas preconizados pelo SPE sejam desenvolvidos através de ações lúdicas, culturais, educativas e, sobretudo, interativas, incentivado os estudantes a atuarem como multiplicadores desse conhecimento. O Galera Curtição busca inovar nas estratégias de abordagem ao púbico jovem fazendo uso da gameficação, onde se utilizam dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS