Quarta-feira, 17 de OUTUBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação e tecnologia

Tecnologia chega a todas as escolas do município

por Assessoria Fundação Telefônica Vivo | Publicada em 16/07/2018 às 16h57| Atualizada em 18/07/2018 às 17h36

Já pensou se no nosso tempo de escola as crianças tivessem acesso a tablets e notebooks equipados com programas educativos capazes de potencializar o aprendizado? Se isso já era realidade para algumas escolas de Viamão, agora todas as escolas da rede municipal estarão incluídas digitalmente. Na manhã desta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Viamão sacramentou a parceria com a Fundação Telefônica Vivo, ao lançar  o projeto Aula Digital, que vai beneficiar todas as 56 escolas da rede municipal de ensino fundamental de Viamão.

O Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica, que visa levar mais oportunidades para crianças que estão em escolas públicas brasileiras, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação). Em Viamão, a iniciativa conta com a parceria técnica da ATN - Associação Telecentro de Informação e Negócios para sua execução e irá beneficiar 15,4 mil estudantes das 56 escolas da rede de Ensino Fundamental, além de formar e acompanhar 560 educadores, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora e de acordo com as competências do século XXI.

 

Os educadores participantes do projeto, entre professores, gestores escolares, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria, participarão de oficinas de formação presencial na qual são abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais, um ambiente virtual, colaborativo e intuitivo, de aprendizagem, que combina, no mesmo espaço, a gestão das etapas de ensino e aprendizagem de um centro escolar. 

 

Em Viamão, o projeto abordará não somente a inovação educativa para a prática de professores e gestores das 56 escolas, mas também fará um trabalho de ampliação de repertório com os assessores pedagógicos da Secretaria de Educação (SME). Para levar adiante os temas que serão abordados nas formações presenciais, as escolas são acompanhadas pelos técnicos da SME e educadores do parceiro técnico na execução da proposta. A participação de todos e o acompanhamento das ações são aspectos tidos por especialistas como fatores decisivos para a melhoria da qualidade da educação. Assim, técnicos da SME e todos os educadores envolvidos passam por processos de formação contínuos.

 

 - A Fundação Telefônica Vivo trabalha com o conceito de inovação educativa, o que significa que todos os projetos passam pela inovação na aprendizagem, dentro e fora da escola. Nesse contexto, acreditamos que oferecer novas ferramentas e formação aos professores e gestores escolares, é uma maneira de potencializar ainda mais as iniciativas de educação que já ocorrem nos municípios envolvidos no projeto. E estamos muito felizes em trazer o Aula Digital para o Rio Grande do Sul, especificamente em Viamão, onde já temos uma longa e positiva parceira na área da educação - explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.  

O prefeito, André Pacheco, destaca que o projeto abordará não somente a inovação educativa para a prática de professores e gestores das 56 escolas, mas também fará um trabalho de ampliação de repertório com os assessores pedagógicos da Secretaria de Educação (SME).

 - Para levar adiante os temas que serão abordados nas formações presenciais, as escolas são acompanhadas pelos técnicos da SME e educadores do parceiro técnico na execução da proposta. A participação de todos e o acompanhamento das ações são aspectos tidos por especialistas como fatores decisivos para a melhoria da qualidade da educação. Assim, técnicos da SME e todos os educadores envolvidos passam por processos de formação contínuos. Queremos um futuro melhor para as nossas crianças e o mais desenvolvimento para a nossa cidade. Investir na educação é investir no futuro de Viamão - disse Pacheco.

O projeto Aula Digital também oferece às escolas participantes kits tecnológicos capazes de criar uma rede interna de acesso e criação de conteúdos pedagógicos digitais. O kit é composto por notebook, tablets, projetor e roteador possibilitando ao educador facilidades para gestão da sala de aula e, aos estudantes, acesso a um ensino mais personalizado. As ferramentas digitais trazem uma nova dinâmica para a sala de aula, motivando estudantes e professores com inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem. Os educadores receberão apoio de formadores do projeto à sua escola, com o objetivo de acompanhar e facilitar processos de inovação que apoiem suas práticas de ensino e aprendizagem.

 

No Brasil desde 2017, o projeto está presente no município de Manaus, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em 30 municípios do estado Sergipe, por meio da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe (SEED/SE), em regime de colaboração com 26 municípios.  Com a inclusão do 3º território de Viamão, totalizam no Brasil cerca de 202 mil alunos beneficiados (129,4 mil em Sergipe, 58 mil em Manaus e 15,4 mil em Viamão) e 7,3 mil educadores (2,1 mil em Manaus, 4,7 mil em Sergipe e 560 em Viamão), de 735 escolas (210 em Manaus, 469 em Sergipe e 56 em Viamão). 

 

Parceria com Viamão

A Fundação Telefônica Vivo atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Viamão, desde 2013, desenvolvendo projetos que fomentam a inovação educativa na rede de ensino. A EMEF Zeferino Lopes de Castro foi a primeira escola rural a fazer parte da rede de escolas incubadas pelo projeto Inova Escola. Em 2015 obteve o reconhecimento do MEC no Mapa de Inovação e Criatividade, como uma das 178 instituições de ensino com iniciativas inovadoras e criativas na educação básica. Devido ao sucesso alcançado na EMEF Zeferino Lopes de Castro, a metodologia foi ampliada para mais oito escolas da rede de ensino, que ficou conhecida como Rede Aurora, que atualmente conta com 12 escolas da rede municipal.

 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS