Terça-feira, 23 de OUTUBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

lixo eletrônico

O Ecoponto está no corredor central da prefeitura e o lixo pode ser depositado das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Foto: Eniéderson Miranda/PMV

O descarte correto dos eletrônicos

por Tainá Rios | Publicada em 18/09/2018 às 12h22| Atualizada em 08/10/2018 às 20h03

Com o passar dos anos, muitos aparelhos eletrônicos foram inovando e facilitando nossa rotina diária. Os rádios não precisam mais de pilhas e as câmeras fotográficas vêem com cartão de memória. Mas o que fazer com os antigos aparelhos eletrônicos? Muito fácil: descartar corretamente! Segundo o secretário de Meio Ambiente de Viamão, o lixo eletrônico pode levar até 500 anos para se decompor e, durante este tempo, pode contaminar o solo e a água.

- São considerados lixos todos os aparelhos eletrônicos que, por algum motivo, não são mais utilizados. Esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado corretamente, pois oferece risco de contaminação ambiental por ser composto por metais pesados - explica Gilberto Fraga, responsável pela pasta.

Em Viamão, o lixo eletrônico deve ser depositado no Ecoponto “Descarte Aqui”. A iniciativa é uma parceria da empresa JG Recicla – Gestão de Lixo Eletrônico com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma). O objetivo do Ecoponto é recolher quinzenalmente eletrodomésticos, celulares, televisores, telefones, câmeras fotográficas, eletrônicos, componentes de informática e computadores em desuso.  O projeto já recolheu 320 equipamentos que, provavelmente, seriam descartados de forma irregular.

As etapas da coleta

Além de colocar no lixo eletrônico de forma correta no ponto de descarte, os celulares e os computadores passam por um processo de quatro passos antes do destino final, o desuso.

Para a empresa de gestão de lixo eletrônico, JG Recicla, devemos iniciar o processo de reciclagem efetuando a coleta com uma empresa responsável, que irá buscar o material em local adequado. Em seguida, inicia o processo de triagem, no qual o lixo eletrônico é encaminhado ao Centro de Reciclagem, classificado, pesado e separado por categoria.

O terceiro passo é conhecido como desmontagem. O lixo é completamente desmontado com total segurança e separado em resíduos. Por fim, os resíduos passam por uma nova avaliação e voltam ao ciclo produtivo, como plástico, metal ou vidro.

Onde encontrar

Os viamonenses interessados no descarte correto de eletrônicos encontram o Ecoponto “Descarte Aqui” no corredor central da prefeitura (Praça Júlio de Castilhos, s/n°). A entrega pode ser feita no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS