Segunda, 15 de OUTUBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

segurança no trânsito

EPTV promove ações educativas no trânsito viamonense

por Tainá Rios | Publicada em 19/09/2018 às 20h04| Atualizada em 26/09/2018 às 18h07

Desde o dia 18 de setembro, terça-feira, todo o Brasil está voltado para a Semana Nacional do Trânsito. Em escolas e nas ruas, motoristas e pedestres são convidados a refletir a segurança e o respeito ao próximo. Segundo o Ministério da Saúde, em seis anos, houve queda de 27,4% dos óbitos no trânsito das capitais brasileiras. Em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período.

Entre os tipos de vítimas, as mortes em pedestres reduziram em 44,7% comparados os anos pesquisados. Os ocupantes de automóveis e os motociclistas também apresentaram queda, ficaram ente 18% e 8%, respectivamente. Para Maria de Fátima Marinho, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, a diminuição das mortes no trânsito mostra que o brasileiro tem mudado, aos poucos, as atitudes, prezando cada vez mais pela segurança

- Houve um aprimoramento da Legislação, aumento na fiscalização e alguns programas estratégicos, como o Vida no Trânsito. No entanto, o número de óbitos e internações ainda preocupa, especialmente os de motociclistas. Precisamos avançar na mobilidade segura para reduzir esses números - enfatizou Maria de Fátima Marinho.

Educação no trânsito dos viamonenses

Em Viamão, a Empresa Pública de Transporte de Viamão (EPTV) vai trabalhar o tema “Nós somos o trânsito” para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres quanto às ações de segurança no trânsito. Durante o período vão ocorrer campanhas de orientação e educação aos pedestres e condutores, nas vias e nas escolas do município, por meio de informações para transporte escolar, excesso de velocidade e uso de álcool.

Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito em Viamão:

Dia 24 (segunda-feira):

Campanha sobre excesso de velocidade e alcoolemia – simulação do uso do radar móvel e teste do etilômetro, além de distribuição de materiais educativos;

Dia 25 (terça-feira):

Marcha pela Paz no Trânsito – 9h – encerramento da Semana Nacional de Trânsito com caminhada de alunos das escolas do município. O trajeto será da Av. Rev. Américo Vespúcio Cabral (de frente à loja Amauri Tintas), passando pela Rua Daltro Filho e chegando na Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos (de frente à Igreja Matriz).

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS