Quarta-feira, 14 de NOVEMBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

coleta seletiva

Ampliada coleta de lixo seco em Viamão

por Redação | Publicada em 21/10/2018 às 22h11| Atualizada em 05/11/2018 às 13h

Você sabia que cada pessoa produz, em média, 1,5 kg de lixo por dia? Analisando dessa forma, a cidade de Viamão, que possui 250 mil habitantes, produz diariamente 375 toneladas de lixo. Em um ano, isso significa 137 mil toneladas de lixo!

 A forma mais simples de ajudar na redução deste problema é a separação do lixo seco. Além de contribuir para o meio ambiente, incentiva a reciclagem e a geração de renda. Pensando na mudança de hábitos, a prefeitura, ao lado da empresa Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir), deu iniciou o projeto de reeducação ambiental, Cidade Limpa.

A coleta seletiva iniciou em junho de 2014, pela Coovir, com um galpão, dois caminhões e um carrinho coletor, atendendo ao Centro e aos prédios públicos, com 23 cooperados. Hoje são dois galpões de triagem (Estalagem e Beco do Soares), cinco caminhões, um triciclo e uma moto, atendendo toda região urbana, com 43 cooperados. O trabalho é realizado de duas maneiras: ponto a ponto, com mais de 150 contêineres instalados em prédios públicos e escolas e nas residências, de porta a porta.

- A ideia é concentrar quatro Ecopontos em grandes regiões e concentrar, semanalmente, o Bota Fora em uma região, para que os moradores possam descartar esses materiais diretamente num caminhão, evitando, assim, acúmulos irregulares - explica André Pacheco sobre a criação do Grupo de Trabalho, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Geral de Governo, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Coovir.   

Para o futuro, a prefeitura do município estuda iniciar mais um serviço para a população: o Bota Fora. O objetivo é visar a redução do descarte irregular de móveis, restos de podas e objetos em desuso.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS