Terça-feira, 11 de DEZEMBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação

Literatura cantada é tema de palestra em escola de Viamão

por Tainá Rios | Publicada em 15/11/2018 às 19h17| Atualizada em 20/11/2018 às 23h42

Nos currículos escolares, temas como inclusão, tolerância, prevenção ao bullying e à violência escolar são muito importantes e continuamente refletidos. Em alguns casos, histórias de livros infantis são adotados para facilitar o entendido entre as crianças. No livro Diferenças, do autor Rodrigo Munari conta a história da Eugênia, da Luiza, do Juba e do Blau.

A Eugênia é uma menina negra, cadeirante e muito inteligente. A Luzia é uma menina branca e que admira muito a força da colega Eugênia. O Juba é um índio e, juntos formam um trio inseparável e muito bacana. No meio do ano letivo, entra o Blau, um menino azul que sofre preconceito e encontra vários desafios entre na nova escola. Neste cenário, a história fala de solidariedade, empatia e amizade.

Os estudantes de Viamão tiveram a oportunidade de trabalhar a obra literária em sala de aula após a doação de 400 livros por meio da Munari Produções, patrocinada pela Brasilmad, com incentivo da Lei Rouanet. O encontro aconteceu no Auditório da Escola Municipal Walter Graf, na terça-feira, dia 13 de novembro, e contou com a participação dos alunos do 4º e dos 5º anos da Escola Castelo.  

- Foi uma tarde incrível e certamente inesquecível para nós e para as crianças porque sempre aprendemos algo novo com eles e deixamos um pouco de nós em cada um que participa e dialoga – justifica Rodrigo Munari, autor do livro e que também atua como compositor e cantor.

Os exemplares do livro Diferença podem ser encontrados na versão impressa e em audiolivro, oportunizando as crianças com deficiência visual um espaço de aprendizado.

Entenda o projeto

No dia 31 de outubro desse ano, o escrito e cantor Rodrigo Munari, entregou ao município de Viamão 400 exemplares do livro “Diferenças”. O objetivo era criar trabalhos escolares com o tema do livro e, depois, reunir os estudantes para um encontro com o autor, onde poderiam conversar sobre inclusão, ética, prevenção ao bullying e solidariedade, pré-requisitos para a melhora do mundo. Os alunos também assistiram a uma palestra musicada cheia de histórias, música e estímulo a solidariedade, ao pensamento coletivo e a ser uma pessoa do bem.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS