Domingo, 16 de JUNHO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

dia da mulher

Março das mulheres viamonenses

por Tainá Rios | Publicada em 07/03/2019 às 20h30| Atualizada em 19/03/2019 às 17h41

O dia internacional da mulher comemorado na próxima sexta-feira, 8 de março, traz muitas reflexões e ações em torno do mundo feminino. Em muitos municípios ocorrerão atividades nas ruas, palestras e shows para destacar a presença feminina no trabalho, na arte e no cuidado com a vida. Viamão não ficará de fora e tem um mês inteirinho dedicado as mulheres viamonenses.

Confira a programação:

Mãos a obra!

O primeiro evento é oferecido pela loja Ponto Certo Ferragem e Materiais de Construção. No sábado, dia 9 de março, a loja irá oferecer o Workshop FAÇA VOCÊ MESMO – especial dia das mulheres, que ajudará a desmitificar o uso das ferramentas de construção como parafusadeira e furadeira, tornando o dia a dia mais fácil. Segundo a organização do evento, o workshop é gratuitoe com uma pequena abordagem teórica e muita prática do manuseio dos aparelhos escolhidos, além dos aspectos de segurança, funcionalidade e utilização conforme a necessidade (alvenaria, madeira, pisos, etc.).

- Cada vez mais se faz presente e necessário nos lares a força da mulher, que além de sua rotina diária, em muitos casos é responsável também pela manutenção preventiva e corretiva de sua casa ou comércio. Nesse sentido a Ponto Certo quer dar uma ajudinha e oferecer a todas as mulheres uma oficina sobre o uso correto de uma ferramenta indispensável, tanto na manutenção como também para a estética e decoração de uma casa: a furadeira e parafusadeira – explica a organização.

Para participar do evento é necessário confirmar presença no evento oficial, no Facebook.

Fórum das mulheres de Viamão

Ter a mulher como protagonista é o objetivo central dessa iniciativa viamonense. O Fórum surgiu de uma organização de várias mulheres ligada a diversos setores da sociedade  e com a intenção de convocar todas para a luta em defesa dos diretos e cidadania. Segundo Denise SantAna, participante do grupo, os pilares basicos da organização são: ética, liberdade, respeito, valorização das capacidades femininas, garantia de direitos e autonomia.

- Nosso movimento é permamente e prevê ações durante todo o ano, com formações, seminários e grandes debates, alem das atividades de resistência, culturais e de afirmações - enfatiza a Denise.
 



O primeiro evento apoiado pelo Fórum das mulheres de Viamão é o Sarau Feminista com Lila Borges que vai acontecer no próximo sábado, a partir das 19h30 no Restaurante Natureza Pura, localizado na Rua Mário Antunes da Veiga, n° 284, no Centro de Viamão. Durante o evento, outras apresentações artísticas e talentos femininos poderão subir ao palco e se apresentar com música, poesias e debates. No local serão vendidos petiscos e bebidas e para participar basta pagar o ingresso no valor de R$ 25. Mais informações no evento oficial do Facebook.

Um Acampamento na Praça da Borracheira será realizado no dia 15 de março, durante todo o dia, com diversas atividades, discussões, bate papo, apresentações de musicistas mulheres, entrega de material sobre feminicídio, momento de escuta entre as mulheres, oficina e confecção de bruxas e o “livraço”, a distribuição consciente de livros usados.

Outro evento proposto pelo fórum é a Oficina de Cerveja com a Mestre Cervejeira Naiara Malavolta Saupe, que será no dia 16 de março, sábado, a partir das 13h, no Olho Mágico – Espaço Coletivo. Cada aluna sairá do curso com cerveja artesanal para degustar em casa! Para participar do curso é necessário realizar a inscrição no valor de R$ 50, no dia do evento. Também é preciso que cada participante leve, no mínimo, duas garrafas de 600ml vazias para envazamento. Mais detalhes no evento oficial, no Facebook.

Ao longo do mês também ocorrerá a Exposição das Bonecas da Olga Franco na Assistência Santa Isabel (ASSI) – no Bairro Santa Isabel, no dia 12 de março (terça-feira), uma roda de samba no Espaço Viandantes, no dia 27 de março (quarta-feira) e por fim, um sarau no Tambor Falante no dia 30 de março.

 

Marielle, presente!

Esse é o tema do Encontro de Mulheres Estudantes de Viamão. O evento ocorrerá no dia 14 de março, data que marca um ano do falecimento da vereadora carioca. As jovens irão se reunir no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no campus Viamão, localizado na parada 49, a partir das 8h. 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS