Domingo, 26 de MAIO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação

Educação viamonense apresenta resultados do ensino estruturado

por Redação e Assessoria PMV | Publicada em 15/05/2019 às 14h11| Atualizada em 21/05/2019 às 09h45

Em 2018, o município de Viamão assumiu o compromisso de mudar a realidade da aprendizagem, implantando o sistema estruturado de ensino que tem foco total na aprendizagem dos alunos e gestão baseada em monitoramento de indicadores que permitem correções de processos garantindo melhor desempenho dos alunos.

O prefeito, André Pacheco, destaca que, numa administração, a educação se destaca das demais pastas por ter o poder de transformar a sociedade. "Como gestor, elegi a educação como prioridade e, neste sentido, tenho certeza de que este processo, de acompanhar os resultados e o desempenho de cada criança, permite que façamos correções no percurso para garantir ensino de qualidade para nossos alunos. A gestão pública se qualifica quando é norteada por evidências."

Os indicadores do 1° bimestre

Os principais resultados do 1º bimestre foram:

  1. Os estudantes do 1° ano obtiveram índice semelhante aos constatado em agosto de 2018 na avaliação de leitura;
  2. De cada 100 alunos, 27 já estão alfabetizados;
  3. Em dezembro de 2018, 64% dos alunos tinham compreensão de matemática. No primeiro bimestre de 2019 este indicador já está em 63%;
  4. Na disciplina de ciências, 89% dos alunos estão cumprindo os requisitos mínimos de aprendizagem;
  5. Houve uma melhora de frequência escolar, com redução de 10% no número de faltas.

A gestora do Projeto Acorde, co-financiadora do projeto, Márcia Leal, aponta que Viamão está dando exemplo com um sistema de ensino que tem conteúdo, plano de trabalho, grade de progresso e indicadores que podem ser reavaliados a qualquer tempo. Para ela, o destaque maior é a frequência escolar que está intimamente ligada ao aprendizado.

- Fazer a gestão do ensino e aprendizagem nos dá segurança para avançarmos no tempo certo de cada aluno, para que todos cheguem juntos no final do processo – afirma Márcia.

O futuro da educação em Viamão

O Secretário de Educação Carlos Bennech aponta que diante dos resultados iniciais, algumas medidas de correção serão implantadas: oferta de dois professores para facilitar a didática nas escolas às turmas de 3º e 4º anos; suporte às escolas que possuem problemas com frequência escolar; e, reorganização do cronograma para recuperação de alunos que estão com dificuldade de acompanhamento das lições.

- Estamos caminhando na direção certa. Ao aprenderem a ler e a escrever as crianças ganham autonomia e se desenvolvem. Hoje, Viamão já faz a diferença em relação ao ensino público comparado ao resto do Brasil – enfatiza o Secretário de Educação Carlos Bennech.

Em 2019, mais de 15 mil alunos estão sendo beneficiados pela metodologia de Ensino Estruturado. Segundo André Pacheco, a gestão municipal pretende potencializar o desenvolvimento dos estudantes e fortalecer as escolas públicas como espaço de formação de qualidade:

- Por essa razão, esta metodologia, com base em indicadores, se apresenta como uma estratégia capaz de mudar os dados, qualificar a educação centrada na criança e evitar que os alunos cheguem ao 3º ano sem estarem alfabetizados - finaliza o prefeito.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS