Quarta-feira, 18 de SETEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

feira orgânica

Viamão comemora dois anos da Feira Orgânica

por Redação e Emater/RS-Ascar | Publicada em 21/06/2019 às 12h29

Em 2017, no mês de junho, era inaugurada a primeira Feira Orgânica e Feira Agroecológica Colonial de Viamão. Entre os estandes o viamonense poderia encontrar alimentos mais saudáveis, saborosos e que respeitavam o meio ambiente. O principal objetivo da feira ainda é a geração de oportunidades para a agricultura familiar.

O evento de comemoração ocorreu no dia 13 de junho, na Praça Júlio de Castilhos. Com promoção da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Ao longo do dia, ocorreram oficinas e orientações de práticas de compostagem, preparo do solo para hortas urbanas e aproveitamento integral de alimento. O público pode conferir degustação de alimentos preparados de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como patê de Ora Pro Nobis. Também foi possível passear pela exposição fotográfica das várias etapas feira e das produções in loco dos feirantes.

O evento teve a presença do professor Claudio Fiorese, do Instituto Federal do RS(IFRS/Campus Viamão), apoiador do projeto da feira orgânica, com a demonstração do relógio biológico humano e de plantas medicinais. Participaram das atividades, responsáveis pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura (Seagri).

A feira e o público

O prefeito André Pacheco, ao visitar a feira, recebeu uma cesta de alimentos dos feirantes, um gesto simbólico em agradecimento ao apoio do poder público para aconcretização do espaço. O secretário da Agricultura, Marco Antonio Vieira, destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do município de Viamão, a importância do trabalho em parceria e parabenizou cada feirante:

- Parabéns a todos pela persistência e pelo esforço em trazer alimentos saudáveis e de qualidade para a população urbana – afirmou.

Para Alexandre Schmidt e Maristela Ebert, técnicos da Emater/RS-Ascar, as oficinas que estimulam o preparo de alimentos mais saudáveis fazem parte das ações demandadas pelos feirantes,valorizando a diversidade da agricultura familiar.  O feirante Itor Cardoso falou sobre o desafio que representou para instituir uma feira orgânica no centro de Viamão.

- No início não foi fácil e muitas vezes batia o desânimo, mas graças à persistência hoje a feira está consolidada - afirma.

O evento também contou com a presença de famílias Guarani da Aldeia do Canta Galo, que expuseram e comercializaram o artesanato e participaram do almoço coletivo organizado pelos feirantes.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS