Quarta-feira, 22 de NOVEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

tudão do Diário

Os ventos que trazem Sartori a Viamão na sexta

por Redação com assessoria | Publicada em 08/08/2017 às 16h29| Atualizada em 12/08/2017 às 10h16

Governador vem a Viamão inaugurar o Parque Eólico do Pontal – empreendimento que põe a cidade no Top 3 de produção de energia sustentável no Estado

 

E não se assustem se, daqui a pouco, Viamão for a primeira cidade em produção de energia elétrica a partir dos ventos. Com 100 quilômetros de costa doce à disposição e uma longa linha de transmissão de lá para cá já disponível, a região tem tudo para crescer.

Ou melhor: já está crescendo.

Sexta, o governador José Ivo Sartori é o convidado especial do evento que vai marcar a inauguração do Complexo Eólico do Pontal, operado pela Enerplan.  O investimento da no parque chega a R$ 330 milhões – mas pode crescer. A empresa estima um total de R$ 600 milhões em outras plantas locais para produção de energia limpa, trazendo na garupa mais empregos para cidade.

LEIA MAIS

Parque Eólico inaugura no dia 11

 

O complexo eólico conta, atualmente, com 25 aerogeradores, totalizando 59,8 MW de capacidade instalada. Anualmente, a nova instalação irá possibilitar que mais de cem mil toneladas de CO² por ano – gás causador do efeito estufa – deixem de circular na atmosfera.

A capacidade total de produção de energia do Complexo do Pontal é de 204.546 MWh por ano, distribuídos em três parques do total de cinco que o complexo prevê. As linhas de transmissão possuem 44 km já construídos pela Enerplan – o que vai possibilitar o crescimento futuro do site.

– É um momento de grande satisfação realizar a entrega deste investimento, que além da geração de emprego e renda, trabalha em total sintonia com sustentabilidade – avalia Irineu Boff, presidente executivo do Grupo Oleoplan, holding da operação da Enerplan. 

 

Luz para uma Viamão e mais um pouco

 

Para se ter uma ideia do que isso significa, a energia gerada pelos três parques é suficiente para o consumo de 140 mil residências, abastecendo em torno de 320 mil pessoas. Considerando que Viamão tem uma população de 240 mil pessoas, o excedente de consumo é injetado e usado por habitantes de outros municípios vizinhos. A subestação denominada de Viamão 3 – da TESB, empresa controlada pela CEEE–GT, onde os parques se conectam – está integrada ao SIN, o Sistema Interligado Nacional da Região Sul.

O Complexo Eólico Pontal da Enerplan foi construído com o apoio do BNDES, BADESUL e  Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS