Quinta-feira, 19 de ABRIL de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

transporte público

Empresa Viamão compra a EVEL: o que diz a Metroplan

por Vinicius Ferrari | Publicada em 23/03/2018 às 17h05| Atualizada em 28/03/2018 às 16h34

A Empresa Viamão está, oficialmente, comprando a Expresso Veraneio – EVEL. A gigante do transporte de passageiros (uma das maiores do RS), não quis conversar com o Diário sobre a negociação em que pretende adquirir as ações da EVEL, que entre os 17 acionistas tem outra empresa de ônibus, a Nortran da zona norte de Porto Alegre. Com a compra a Viamão leva as propriedades da EVEL, ônibus e principalmente: a permissão para operar as 22 linhas que atendem as Augustas, Julia, Jari e Cecília.

Segundo o chefe do departamento de gestão do transporte metropolitano da Metroplan, Danilo Lando, a Empresa Viamão solicitou permissão do órgão e do conselho estadual de transporte metropolitano coletivo de passageiros para a negociação.

- Nós demos o aval por entender que embora a Evel tenha melhorado muito o atendimento nos últimos anos, ainda recebíamos muitas reclamações dos passageiros e por consequência as autuações eram frequentes – disse Danilo.

A Evel vinha enfrentando sérias dificuldades financeiras, motivadas, sobretudo pela diminuição no número de passageiros. Com o aval da Metroplan e do conselho o processo agora vai parar nas mãos do secretário estadual de planejamento, governança e gestão, Carlos Búrigo. É só depois desta etapa que a Viamão pode oficializar a compra na junta comercial. Um processo longo, mas que já está bem encaminhado e que não deve ter grandes entraves. Neste momento, como a empresa já informou através de informativos fixados no interior dos coletivos, acontece um período transitório.

- Nós já autorizamos a empresa a utilizar ônibus da Viamão para puxar linhas da Evel. São ônibus mais novos e que dão mais conforto aos passageiros – adianta Lando, que não soube dizer se a Viamão irá extinguir a Evel ou operar com o mesmo nome.

Os ônibus da Evel já podem ser vistos entrando e saindo da garagem do centro de Viamão, o que mostra a intenção da empresa de integrar setores como abastecimento e manutenção.

- Todos os pedidos da Viamão serão analisados pela Metroplan separadamente, caso a caso. Mudança de itinerário, de horários ou troca de veículos não serão feitos “automaticamente”, tudo deverá ser autorizado pela Metroplan – enfatiza.

 

Viamão é a única empresa de ônibus operando na cidade?

 

Não, mas quase. Com Expresso Palmares perdendo a licitação do transporte coletivo na zona Rural para a própria Viamão e agora com a compra da EVEL, ainda operam no município a Empresa Itapuã (que tem a Viamão como sócia) e a VAP, com sede no Caminho do Meio e que atende majoritariamente o transporte urbano de Porto Alegre, com apenas uma linha com partida de Viamão, percorrendo algumas ruas da Monte Alegre.

- Toda a região metropolitana possui esta característica, de uma empresa operar o transporte metropolitano de passageiros. Existem muitos casos, inclusive, em que a mesma empresa de ônibus opera em dois municípios, como a Soul, que atende Alvorada e Vila Elza, ai em Viamão ou a Transcal, que faz Cachoeirinha e alguns bairros de Gravataí – completa Lando, lembrando que Viamão ainda é o município da região metropolitana mais atendido por linhas TM (1, 2 e 3) operado por um consórcio formado por todas as empresas de ônibus da região.

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS