Segunda, 15 de OUTUBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

feira literária

Edição de 2018 bate recorde de público

por Redação e Assessoria PMV | Publicada em 01/10/2018 às 17h09| Atualizada em 03/10/2018 às 18h24

A Feira Literária de Viamão sempre dá o que falar, mas esse ano foi a maior edição dos últimos 14 anos! Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Praça Cônego Bernardo Machado nos quatro dias de evento. O público participou ativamente de todas as atrações da Feira. Para a patrona da edição 2018, Maria Clarice de Oliveira, a leitura abre para a cultura e a aprendizagem em qualquer lugar do mundo.

- Acompanhei durante o dia a interação das crianças com os espetáculos e com as oportunidades de leitura. A cada ano, a Feira fica maior e melhor. Muito obrigada por terem me escolhido patrona desta edição - finaliza Maria Clarice.

Hora do conto, dramaturgia, oferta de obras adequadas à idade, contato do autor com o público... E é por isso que a Prefeitura de Viamão promove há 14 anos a Feira Literária! É um espaço de encontros culturais, artísticos, literários e musicais. Na edição de 2018, o tema principal foi a sustentabilidade, onde todos têm o dever de colaborar para preservação do meio ambiente, com cuidados na limpeza da cidade, no racionamento de água, no consumo consciente e na reciclagem de materiais.

- Temos também o projeto Escritor na Escola, no qual diversos autores foram às escolas da rede falar sobre suas obras e conquistar novos leitores. Hoje, alguns estão participando desta edição e interagindo não só com a comunidade escolar, mas com a comunidade como um todo! – acresenta o secretário de Educação de Viamão, Carlos Bennech.

 

Quem esteve por aqui

Durante os quatro dias de evento, o público pode prestigiar uma programação bem diversificada. Na abertura teve a participação da cantora viamonense Laura Lima, do comediante Marcelo Marrom e do cantor Nando Reis e banda. No segundo dia, a platéia ficou lotada para prestigiar o humorista Leandro Hassum e a cantora Kell Smith, que se encantou com a cidade e com o carinho das fãs. O show da banda Mascavo também animou o público.

Para encerrar, um verdadeiro bailão tomou conta da praça com as apresentações do cantor Wilson Paim, que interpretou várias músicas, entre elas “Vitória Régia”, com participação da esposa e dos filhos. E o Grupo Rodeio com canções tradicionalistas e fandangueiras. O prefeito, André Pacheco, destacou que a programação foi pensada para atrair todos os tipos de públicos, com acesso a obras literárias, auto-ajuda, espíritas, católicas, entre outros gêneros, peças teatrais, shows e atividades culturais.

- A educação é o carro-chefe para transformarmos o mundo. É através da educação que se aprende que as ações de preservação do meio ambiente que fazemos hoje terão um reflexo positivo para as novas gerações no futuro - conclui Pacheco.


O incentivo à leitura começa desde pequeno

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, Vanessa Padilha, considerou a feira maravilhosa. Ao lado dos alunos prestigiou o bate-papo com o escritor Celso Cisto, por meio do projeto Escritor na Escola. Segundo ela, a feira é muito importante para o crescimento do cidadão e para o mundo imaginário da criança. Estavam presentes os alunos dos 3° e 5° que participaram de oficinas e esquetes teatrais. A estudante do 5º ano da EMEF Paulo Freire, Maria Luiza Lopes, gosta muito de ler obras literárias. O último livro que leu foi A nada fácil vida de um cachorro, que conta a história de um cachorro que perde o seu dono.

- Este ano a feira está mais legal, porque teve mais teatro. Na escola a gente trabalha a leitura de forma dinâmica – a gente lê e depois faz um desenho e escrevendo a sua compreensão da leitura – afirma a estudante.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS