Domingo, 21 de ABRIL de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

educação

Professora viamonense é finalista do Prêmio “Fala, Professor!”

por Tainá Rios | Publicada em 23/11/2018 às 11h17| Atualizada em 29/11/2018 às 10h19

A professora Vanderléia de Souza é finalista do Prêmio “Fala, Professor!” com o projeto “O mundo Saudável dos Temperos Ervas e Chás, Gastronomia Sustentável” desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria. O projeto saudável iniciou após observações sobre o distanciamento do homem moderno da natureza. Segundo a idealizadora do estudo, nós deixamos de contemplar a beleza das flores em busca de segurança ou por medo. Isso tudo se transforma em algo estranho ao cotidiano.

- Com este pensamento e tendo em vista os projetos “Reeducação Alimentar / Gastronomia Sustentável”, desenvolvido pela escola, e a “Semana do Meio Ambiente” e o “Cidade Limpa” em consonância com os programas da prefeitura de Viamão, a turma 22 do segundo ano deu inicio a ideia e posteriormente compartilhado e desenvolvido com as demais turmas da Emef Santa Maria, Jardim ao 5º ano – explica Vanderléia.

 

A sustentabilidade em sala de aula

O objetivo do projeto é chamar a atenção dos alunos e da comunidade escolar para a necessidade de resgatar hábitos antigos, mas muito saudáveis. Como exemplo, o cultivo de hortas domestica com chás e temperos. Com a prática em sala de aula, os alunos criaram o contato com as ervas naturais e conheceram a grande diversidade de plantas.

- Leva-los a conhecer diversificados tipos de ervas, sobretudo as regionais, as propriedades físicas de algumas ervas, identificar as suas qualidades nutritivas, plantar cuidar e saborear chás produzidos na horta, utilizar os benefícios do lixo orgânico separado adequadamente em compoteira para o desenvolvimento da horta, despertamos neles de forma prática a consciência ambiental e o comprometimento da turma no projeto – explica a professora.

A ideia deu tão certo que o projeto ganhou vida fora da sala de aula. “O mundo Saudável dos Temperos Ervas e Chás, Gastronomia Sustentável” esteve presente na Mostra de Ciências, onde os alunos recriaram os órgãos humanos que se beneficiam dos produtos colhidos na horta.

 

A cerimônia de premiação será no dia seis de dezembro, em São Jerônimo, a primeira cidade a receber a Lojas Lebes - há mais de 60 anos. O professor contemplado receberá uma viagem ao Nordeste com direito a acompanhante e mais R$ 2 mil em dinheiro. Já as escolas selecionadas com os melhores projetos ganharão R$ 10 mil a ser usado em investimento na sua infraestrutura. A premiação conta com duas categorias: anos Iniciais e anos Finais do Ensino Fundamental.

- A sensação de ter sido contemplada em estar entre os finalistas é uma experiência única e gratificante, a inscrição para concorrer ao Prêmio deu-se devido ao incentivo da direção da escola que acompanhou a execução  do projeto e considerou o potencial de um trabalho que vem sido realizado  com muito carinho e dedicação, englobando alfabetização, conscientização ambiental e saúde, engajado com os projetos e filosofia da escola e rede municipal de ensino – enfatiza.

Sobre o prêmio

O prêmio foi criado pelo fundador das Lojas Lebes, Otelio Drebes, e visa incentivar projetos realizados em escolas municipais nas cidades que receberam a palestra do idealizador entre os meses de maio e outubro. Logo na primeira edição, o “Prêmio Fala, Professor!” surpreendeu positivamente pelo grande número de inscritos: recebeu inscrições de 423 projetos em cinco meses.

- Tivemos uma comissão com 41 especialistas em educação que avaliaram os projetos, eles destacaram a qualidade dos trabalhos e os impactos que eles proporcionam nas escolas, nas famílias dos alunos e no envolvimento da comunidade - comenta Janaína Audino, coordenadora pedagógica da condecoração.

Entre os finalistas, há projetos sobre alimentação saudável, alfabetização através da música e da meditação, valorização à leitura e à escrita e energias sustentáveis. Serão premiados os professores, diretores das escolas vencedoras e secretários de educação dos municípios nos quais as escolas estão localizadas. Os municípios participantes são: Canoas, Viamão, Pântano Grande, Taquari, Guaíba e Recanto Maestro.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS