Domingo, 25 de AGOSTO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

relato pessoal

Viamão ganha prêmio Salvador Celia

por Redação com Assessoria PMV | Publicada em 27/11/2018 às 18h55| Atualizada em 30/11/2018 às 16h14

A viamonense vencedora do Prêmio Salvador Celia foi a agente Comunitária de Saúde, Vanja Silva Leal na modalidade Autobiografia. A crônica premiada, intitulada de “Cicatrizes do Trabalho de um ACS”, traz relatos de um episódio ocorrido em 2007, quando Vanja foi atender uma família recém chegada à cidade de Viamão.

- A família era composta por um casal de jovens e uma filha com um ano de idade. Logo a mãe ficou grávida novamente, mas apresentava-se resistente às visitas e não fazia o pré-natal. O bebê nasceu prematuro e com baixo peso e o atendimento passou a ser realizada de forma integrada, com um formulário para o acompanhamento da criança no qual continham os dados do RN, a data da consulta, peso, tipo de aleitamento, vacinas feitas desde a última visita, bem como a data de sua realização – relembra Vanja.

As visitas a casa da família ficaram mais difíceis, já que a mãe não permitia que a agente comunitária visse a criança. Aos nove meses de vida, vítima de um mal súbito, o bebê veio a falecer. Amanheceu morto no meio dos pais, o que demonstrava uma provável morte por sufocamente. Vanja conta que dois meses após o óbito, a jovem mãe quis processar pela morte de seu filho. O que a fez desistir foi que todos os atendimentos estavam relatados em formulário, devidamente assinados.

- Este fato mostra o quão importante é articularmos os serviços da rede de modo integrado para a promoção das famílias. Inúmeras são as tentativas em rede para a prevenção, embora nem todos os resultados possam ser exitosos - lamenta a agente no final da sua exposição. 
 

Sobre a premiação

O Prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. O Programa Primeira Infância Melhor é uma política pública de saúde e já está implantado em 247 municípios gaúchos. Inspirou o Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social, e a implantação de programas similares em outros estados brasileiros.

O tema principal do concurso de 2018 era “Experiências de atenção e cuidado com a infância que transformam histórias de vida”, e avaliou 10 autobiografias. Para ver o material na íntegra acesse o link. A cerimônia de premiação aconteceu na Casa da Música da OSPA, em Porto Alegre, durante as comemorações da XVI Semana Estadual do Bebê.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS