por Débora Vaszelewski | Publicada em 25/07/2019 às 22h07| Atualizada em 20/11/2019 às 14h15
Que o esporte muda vidas disso ninguém tem dúvidas. E não foi diferente com o viamonense Junyor Zanelatto, que chegou há apenas quatro anos nos Estados Unidos e seu nome já é referência em ações para a evolução do futsal em terras americanas.
O ano de 2019 tem sido de conquistas e reconhecimentos. Recentemente, Junyor se tornou diretor de relações internacionais do time italiano Roma Calcio A5. Como representante do time, ele busca expandir a metodologia de treino. Interligar os Estados Unidos com a Itália, buscando clubes parceiros para desenvolver o futsal junto com a Roma, além do intercâmbio de jogadores.
Fortalecer a prática do esporte entre os americanos é um desafio para o brasileiro.
- O meu trabalho aqui é desenvolver o futsal, mostrar o que é de verdade e não deixar o futsal ser construído só através de dinheiro ou de interesses pessoais. Eu defendo muito esse esporte que eu amo e é minha vida, então eu passo esses ideais princípios para os clubes por onde passo - destaca Junyor.
Enquanto no Brasil o futsal é conhecido e praticado em qualquer região, nos Estados Unidos a realidade é bem diferente. O dinamismo do futsal é um atrativo para conquistar os americanos.
- Aqui o futsal tá engatinhando, as pessoas não conhecem muito bem, estão aprendendo a gostar, aprendendo a amar porque tem esse lance de em 30, 20 segundos tu decidir um jugo que é como no basquete – explica.
TRABALHO QUE NÃO É SÓ DE UM
Outros jogadores brasileiros com destaque internacional também estão engajados e somam no trabalho do Junyor, como o jogador Neto, o ex-capitão da seleção brasileira Vinicius, Deivison do Corinthians, Fabiano Ventura treinador do SER Alvorada.
- Muitos amigos jogadores do Rio Grande do Sul eu trouxe, como o Arlan e Felipe Manfroi que jogam na Itália. Conto com o apoio do Gui Fonseca que é de Viamão e de diversas outras pessoas que amam o esporte, confiam em mim e vem pra cá me ajudar, seja jogando uma competição ou com palestras – conta.
Mesmo a modalidade não sendo popular no país, o investimento na estrutura é grande. Junyor ressalta que qualquer esporte recebe apoio. Pelas escolinhas e categorias de base que passa, busca levar um pouco do futebol brasileiro.
- Passo o treinamento de futsal alto nível para as crianças e tudo que eu trago também do Brasil. Acredito que o futsal é o início de tudo, ele traz técnica e rapidez que é o que desenvolve todo controle de bola e jogo antes de passar pra jogar campo – afirma.
Dentro das quadras, Junyor conquistou o campeonato National Futsal Premier League e foi artilheiro da competição com 37 gols em 12 jogos. Já foi campeão regional por seis vezes.
Relembre outra matéria feita com o Junyor aqui no DV.
Tainá Rios
Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br
Vinicius Ferrari
Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br
Vitor Zwozdiak
Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br