Segunda, 21 de OUTUBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

o melhor de viamão

Foto: Ricardo Fabrello

Viamonenses apresentam danças gaúchas em festival de folclore nacional

por Tainá Rios | Publicada em 01/08/2019 às 11h29| Atualizada em 02/08/2019 às 10h09

A 55° edição do Festival do Folclore, que ocorre na cidade de Olímpia, em São Paulo, vai receber as danças típicas gaudérias da Cia. Trama Arte. O grupo de bailarinos e coreógrafos é de Viamão e será representante do nosso estado no evento. 

Segundo a diretora da escola, Carina Petry, é a primeira vez que o grupo envia material e conseguiu seleção de imediato. A Cia. Trama Arte já participou de festivais internacionais, levando danças e culturas brasileiras, mas dessa vez irá apresentar apenas as danças tradicionais gaúchas.

- Para nós, é bem importante essa participação. O evento de Olímpia é um dos maiores festivais nacionais de folclore, já está na 55° edição. Mas é a primeira vez que a gente vai representando a cultura do nosso estado – afirma Carina.

As apresentações do grupo serão nas três primeiras noites: no sábado da noite de abertura, no desfile oficial e logo depois, será o segundo grupo a se apresentar na programação oficial do evento. Além de participar do festival, o grupo julga bem importante é o compartilhamento de experiências do próprio folclore nacional. Para a diretora Carine Petry, as pessoas que trabalham com folclore brasileiro terão a oportunidade de participação como bailarino e público, e isso será muito enriquecedor.  

O público poderá conferir as apresentações via transmissão ao vivo, pelo link disponibilizado no perfil oficial do Youtube.

Viamão no mapa do folclore nacional

Muito mais que um grupo de dança, a turma que irá representar os viamonenses já se conhece há algum tempo, pois todos são amigos. O que torna os ensaios muito mais agradáveis. A apresentação será com música ao vivo e todos os ensaios seguiram o mesmo modelo. Segundo Marcia Rodrigues, participante da companhia de dança e professora de educação física, a carga de ensaios foi grande. Tudo isso parra que todos estivessem bem preparados para o festival em São Paulo.

- É um festival de expressão em relação ao folclore brasileiro e vamos levar o nome da nossa cidade. E vamos representando o folclore do nosso Estado. Então é projetar o nome de Viamão a nível nacional – explicou Marcia.

Foto: Arquivo Pessoal

As experiências

O Fefol, como é conhecido o Festival de Folclore de Olímpia, é um sonho para muitos bailarinos e amantes da dança. Para o bacharel em Educação Física e licenciando em Dança pela UFRGS, Guilherme Antunes, vivenciar a experiência dessa viagem é uma das melhores até o momento. Segundo ele, poderá viver cada segundo da cultura popular do nosso país, junto a inúmeros grupos de danças de diversas regiões do Brasil.

- Estou feliz devido ser nossa primeira ida para o Fefol e podermos representar um pouco da nossa cultura estadual e a força da dança que a anos me dedico e me profissionalizo a cada dia, além de podermos levarmos o nome do nosso município de Viamão - enfatiza Guilherme.

Além dos ensaios semanais, Guilherme também se preparou fisicamente para as apresentações, cuidando da parte mental e sempre mentalizando o que ele precisa representar ao público: a cultura do nosso Rio Grande do Sul.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS