Domingo, 15 de DEZEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

tudão do Diário

Guto Lopes, com deputado Edegar Pretto, Adão Pretto e Rodrigo Pox | Foto: Caco Argemi, AL

Oposição propõe os dois presídios na área do DIAV

por Rodrigo Becker | Publicada em 06/07/2017 às 22h35| Atualizada em 11/07/2017 às 17h24

Vereadores se reuniram com presidente da Assembleia e pediram intervenção dele junto ao governo gaúcho para rever áreas definidas para casas prisionais em Viamão

 

-- Viamão não vai fugir de sua responsabilidade com o presídio, mas a área indicada não é, na nossa opinião, nem de longe, a melhor alternativa -- afirma o vereador Adão Pretto Filho (PT), quando perguntado porque querem tirar o presídio pensado para Viamão do local especulado: o terreno da Fepagro, entre o Condado de Castella e a Vila Elza.

Ele, Guto Lopes (PSol) e Rodrigo Pox (PDT) foram até Edegar Pretto, presidente da Assembleia, levar a posição defendida pela bancada de Oposição: existe uma área para a casa prisional no Distrito Industrial Alvorada/Viamão -- DIAV, no entroncamento da Avenida Getúlio Vargas com a ERS-118.

Uma casa prisional não: as duas.

-- A que estão pensando para Itapuã também pode ser ali. A área para o primeiro presídio é estimada em 10 hectares. Para o segundo, falam em 20 hectares. A área no distrito tem 40 hectares, é do Estado e está sem uso -- diz Guto Lopes.

A bancada de Oposição quer encaminhar oficialmente a proposta ao governo gaúcho e, para isso, conta com o apoio de Edegar Pretto -- irmão do vereador Adão.

Por enquanto, nem o governo do Estado nem a Prefeitura assumem a área da Capitão Gentil de Godoy como a escolha definitiva -- e a iniciativa da oposição, portanto, vai ganhando lastro. Especialmente e por óbvio, entre moradores da região e do Condado de Castella, que se julgam sob ameaça com uma cadeia tão perto de casa.

-- Queremos que o Estado reveja isso em respeito a esta comunidade -- disse, na terça-feira, o advogado Luiz Carvalho Beck, que mora no Condado.

Ele é um dos que vem procurando parlamentares e lideranças da cidade com o objetivo de levar o presídio para áreas longe da população urbana.

-- Lá onde estamos propondo não tem residências perto. Fica no caminho de Alvorada, de Gravataí e pertinho de Viamão -- define Rodrigo Pox.

LEIA MAIS

EXCLUSIVO | Oposição tem área alternativa para presídio

Itapuã pode ter presídio para mais 1200 apenados

 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS