Domingo, 17 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

tudão do Diário

Geraldinho no PSDB: 2018 logo ali

por Vinicius Ferrari | Publicada em 28/09/2017 às 11h55| Atualizada em 03/10/2017 às 17h20

Estamos no final do mês de setembro e daqui exato um ano vamos estar em reta final pra eleição que vai definir a nova composição da assembléia legislativa, congresso, parte do senado além dos governos estaduais e a definição do novo presidente da república (até o próximo impeachment, claro). Mas e quais podem ser os planos do partido para Geraldinho em 2018?

Ontem o PSDB do prefeito André Pacheco, se reuniu na Câmara para apresentar seus novos filiados, entre eles Geraldinho Filho, que foi deputado federal pelo PSOL em 2009 e candidato a prefeito pelo PSB nas eleições de 2012. O pessoal do PSDB não é de fazer alarde sobre suas decisões eleitorais, vide a última eleição municipal onde Bonatto só anunciou que não seria candidato perto do fim do prazo. Mas é óbvio que a rádio corredor lá da Câmara já trabalha com hipóteses, e a gente vai traçar alguns possíveis cenários.

Bonatto suplente da Ana Amélia

O zum zum zum é grande sobre a possibilidade de Bonatto ser o suplente de Ana Amélia no senado. Vale lembrar que o atual primeiro suplente da senadora, José Alberto Wenzel também é ex-prefeito de uma importante cidade, Santa Cruz do Sul, e filiado ao PSDB de Bonatto. Neste cenário Geraldinho estaria livre para decidir em qual cargo concorrer, deputado federal ou estadual.  

Bonatto governador, será?

Já falamos sobre isso aqui no Diário e pode não ser uma idéia tão sem pé nem cabeça. Bonatto pode não ter um nome tão conhecido fora de Viamão, mas quem disse que precisaria ter? Sartori saiu de Caxias com a eleição praticamente perdida e chegou ao Piratini sem muito esforço, derrotando a fovoritíssima Ana Amélia e o então governador Tarso Genro. E quem não lembra do Prof. Walbert concorrendo a prefeito de Porto Alegre em 2012 pelo PSDB sem ter nome nenhum? Mas vamos com calma, em política não dá para generalizar e cada caso é um caso.

O que se tem percebido é que Marchezan, atual presidente do partido, tem aberto cada vez mais espaço para Bonatto. Na quarta o PSDB anunciou que o prefeito de Porto Alegre nomeou Bonatto como novo articulador político da legenda com o Governo Sartori. Na prática é o ex-prefeito viamonense o responsável por negociar os interesses do partido com o Piratini. O PSDB pode ainda (e em política tudo pode) continuar apoiando o Sartorão das Massas na eleição do ano que vem, indicando um vice, quem sabe. Talvez Bonatto seja, novamente, o ficha 1 para o cargo.

Bonatto e Geraldinho: dobradinha

A mais factível de todas as hipóteses é que os dois concorram a deputado no ano que vem. Não se sabe ao certo quem iria para qual vaga, mas eu apostaria em Bonatto estadual e Geraldinho federal, pois o primeiro pode não querer ficar tão longe assim de seus negócios em Viamão. O meu palpite é nessa dobradinha pelo simples fato dela não depender, em tese, de outros fatores importantes como coligações que o PSDB estadual faça com outros partidos. Este seria o cenário menos arriscado para os dois.

Ou pode não dar em nada

Talvez Bonatto faça em 2018 como fez no ano passado: prefira não concorrer a nada e ajudar o partido dos bastidores, assim como faz o Sarico, no PMDB. É uma ótima estratégia, pois assim seguirá sendo o ex-prefeito que tirou o PT da prefeitura depois de 16 anos e reelegeu o sucessor com quase 60% dos votos. Melhor que concorrer a algum cargo e perder.

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS