Sabado, 16 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

meningite

Adão vai ao Estado pedir atenção para o caso de meningite

por Vinicius Ferrari | Publicada em 23/11/2017 às 16h14| Atualizada em 26/11/2017 às 16h05

No começo desta semana o assunto não foi outro nos grupos de rede social de Viamão: o caso de meningite da Escola Vinte de Setembro. Um aluno da escola, que fica localizada na região das Augustas, faleceu depois de contrair a doença que é altamente contagiosa. A Secretaria de Saúde de Viamão fez uma lista com as pessoas que tiveram mais contato com o garoto nos últimos dias e já iniciou o tratamento preventivo, para evitar que vire um surto.  

O vereador Adão Pretto Filho (PT) foi até o Governo do Estado pedir para que o secretário estadual de saúde João Gabardo cobre ações da prefeitura para combater a possível contaminação por meningite nas escolas e comunidades de Viamão.

- Nosso movimento de oficializar a secretaria é para garantir segurança à saúde da população, alertando as autoridades competentes, não queremos trazer pânico à população, apenas esperamos que o assunto seja tratado com responsabilidade pela gestão municipal e que a população receba informações transparentes sobre o caso – afirmou o vereador Adão Pretto Filho (PT).

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro. A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção.

Em nota na terça, 21, a Secretaria Municipal de Saúde de Viamão diz que:

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a ocorrência de um caso de meningite em Viamão. A Equipe de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde – DVS, salienta que todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS/SES-RS.

Em função do ocorrido, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a investigação epidemiológica para identificar as pessoas que tiveram contato direto com o enfermo, para posterior realização do bloqueio. A equipe esteve na escola em que o paciente frequentava, avaliando os possíveis contatos de risco para, a partir disso, determinar a avaliação da condição vacinal de todos os alunos para posterior atualização das vacinas conforme calendário vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que NÃO HÁ SURTO DA DOENÇA e nenhum outro caso suspeito está em monitoramento. Para considerar-se um surto, há determinados fatores e condicionantes que devem se aplicar ao território no qual os casos foram notificados, o que não se verifica até o presente momento. Importante frisar que a doença transmite-se de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A partir disto, medidas de cuidado e prevenção devem ser adotadas como:

Identificação precoce de possíveis doentes;

Higienização adequada e frequente das mãos;

Proteção da boca e nariz ao tossir e/ou espirrar (etiqueta respiratória);

Manutenção de ambientes arejados e limpos;

Monitorar o calendário vacinal de crianças e adolescentes, e mantê-lo em dia;

Diante de febre, rigidez de nuca, fraqueza, dor de cabeça, vômitos, falta de apetite e irritabilidade (gemência), procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS